Questões sobre Ética em Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ética em Psicologia

Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.

Ao fazer o registro de dados colhidos na assistência a pacientes hospitalares, o psicólogo deve considerar a privacidade do paciente e a utilidade/necessidade da informação para o atendimento realizado pelos demais profissionais.

À luz de diretrizes para a atuação interdisciplinar no campo da saúde e de conhecimentos psicológicos acerca da violência na adolescência, julgue os itens subseqüentes.

A notificação de casos de abuso físico e sexual de crianças e adolescentes tem impacto decisivo na redução do problema. O encaminhamento dos agressores aos Conselhos Tutelares tem resultado em ações satisfatórias, evidenciando ser esse o procedimento mais eficaz para a solução do problema.

Julgue os itens a seguir relativos à ética na elaboração de documentos em psicologia.

Dados obtidos em dinâmicas de grupo podem ser utilizados para subsidiar relatórios psicológicos.

Com base na ética que deve regular a atuação profissional do psicólogo na instituição de saúde, julgue os itens subseqüentes.

A assistência em contexto de enfrentamento da morte quase sempre implica a abordagem da religiosidade do paciente e de sua família, não mais considerada um tabu, do ponto de vista ético. O papel da religião e os efeitos da busca de práticas religiosas e da religiosidade têm sido investigados na pesquisa psicológica científica no contexto da atenção à saúde de pacientes com doenças crônicas e terminais internados em instituição hospitalar.

Com base na ética que deve regular a atuação profissional do psicólogo na instituição de saúde, julgue os itens subseqüentes.

A ética na assistência psicológica a pacientes hospitalizados implica, necessariamente, três diferentes aspectos: justiça (efeitos benéficos dos procedimentos devem sobrepujar custos e riscos); autonomia (inserção do paciente, seus cuidadores primários e(ou) sua família na tomada de decisões sobre a desejabilidade de submeter o paciente aos procedimentos de diagnóstico e de tratamento); confidencialidade (garantia de preservação do direito à privacidade).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis