Questões sobre Ética em Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ética em Psicologia

Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.

Se, por qualquer motivo, o serviço de psicologia de um órgão público for extinto, o psicólogo responsável deve lacrar todo o material e enviá-lo por meio oficial ao Conselho Regional de Psicologia para estudo e providências.

Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.

Considere que um psicólogo foi admitido em um serviço do qual profissional anterior tenha sido afastado e tenha deixado lacrados todos os prontuários de pacientes em atendimento. Nessa situação, a abertura desse lacre só poderá ser feita na presença do diretor do serviço ou do chefe de mais alta hierarquia local.

Com relação aos aspectos éticos nos quais o psicólogo organizacional deve pautar sua prática profissional, julgue os seguintes itens.

O sigilo deve proteger o atendido em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência do exercício da atividade profissional. Apenas uma exceção, concernente à guarda de sigilo pelo psicólogo, é permitida: quando os resultados do trabalho e(ou) intervenção forem solicitados por pessoas que ocupam cargos de direção e comando nas organizações.

Com relação aos aspectos éticos nos quais o psicólogo organizacional deve pautar sua prática profissional, julgue os seguintes itens.

Uma das responsabilidades gerais do psicólogo consiste em zelar para que o exercício profissional seja efetuado com a máxima dignidade, recusando e denunciando situações em que o indivíduo corra risco ou o exercício profissional possa ser vilipendiado.

Com base na ética que deve regular a atuação profissional do psicólogo na instituição de saúde, julgue os itens subseqüentes.

A ética na assistência psicológica a pacientes hospitalizados implica, necessariamente, três diferentes aspectos: justiça (efeitos benéficos dos procedimentos devem sobrepujar custos e riscos); autonomia (inserção do paciente, seus cuidadores primários e(ou) sua família na tomada de decisões sobre a desejabilidade de submeter o paciente aos procedimentos de diagnóstico e de tratamento); confidencialidade (garantia de preservação do direito à privacidade).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis