Questões sobre Documentos em Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Documentos em Psicologia

Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Ao final da avaliação, o documento produzido deverá prezar pela exatidão das informações, levando em consideração não apenas Joana e seus pais, mas todas as fontes consideradas relevantes e significativas para o caso, tais como professores, pessoas próximas ou outras que sejam referência para a criança.

Uma mãe procura a psicóloga para pedir um parecer/laudo que foi solicitado pela professora de seu filho que se encontra no ensino fundamental, com intuito de compreender o estado emocional da criança, pois há uma suspeita de comprometimento psicológico/psiquiátrico. A psicóloga orienta a mãe com o propósito de entender a finalidade do documento, pois há uma diferença específica entre os dois documentos:

O documento em que o psicólogo descreve a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, com intuito de prestar informações sobre as condições do atendimento, denomina-se

Na elaboração de um laudo, o psicólogo deve adotar linguagem

I - é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico,

II – é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo e

III – é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.

De acordo com algumas das modalidades de documentos psicológicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições apresentadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis