Questões de Psicologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2023

Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Os testes psicológicos, instrumentos auxiliares no psicodiagnóstico, devem possuir consistência técnico-científica e atender requisitos mínimos obrigatórios. Alguns estão listados a seguir, à EXCEÇÃO de um destes: 

É síntese que a transformação da personalidade em consequência de processos resulta em limitação ou desintegração da personalidade. Conforme Karl Jaspers (1979), os estudos de psicopatologia sugerem que, nestes casos, os distúrbios podem ser classificados em três categorias:
A- Demência esquizofrênica. B- Demência por processo orgânico cerebral. C- Demência epiléptica.
São características destas:
1. Lentificação dos processos psíquicos, dificuldade de apreensão, alongamento considerável dos tempos de reação, tendências à obstinação, à fixidez afetiva, às estereotipias. 2. A reação chistosa em alguns tumores cerebrais, o mau humor nos alcoolistas, a maneira religioso-exaltada, fingida, ou os modos pedantescamente apurados nos epiléticos, a euforia na esclerose múltipla. 3. A diversidade em que se apresenta vai de alterações ligeiras na limitação da compreensibilidade até a quase completa desintegração. Destacam-se a falha de unitariedade no pensamento, no sentimento e na vontade, a luta entre os movimentos afetivos e o conteúdo ideativo momentâneo, a incapacidade de conceber a realidade como realidade e dar-lhe significação válida.
A combinação CORRETAdos conceitos e suas descrições é: 

Em relação à autonomia do sujeito, diversos teóricos do desenvolvimento elaboraram suas teses.
I- Cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados, constrói seus significados e recria sua própria cultura. O indivíduo interioriza formas de funcionamento psicológico dadas culturalmente, mas, ao tomar posse delas, torna-as suas e as utiliza como instrumentos pessoais de pensamento e ação no mundo. II- Graças ao uso da razão, o sujeito pode, ele mesmo, estabelecer suas certezas, liberando-se do que a tradição procura pura e simplesmente impor às diversas consciências. A autonomia intelectual é fruto dos poderes da razão que, a crenças, substitui a demonstração. III- Aautonomia possível ao sujeito oscila entre os limites colocados pela biologia e aqueles construídos pela história humana, fonte dos conteúdos da mente. Ele será sempre um sujeito datado, preso às determinações de sua estrutura biológica e de sua conjuntura histórica.
Na sequência em que aparecem, as assertivas acima podem ser atribuídas às teorias do desenvolvimento de: 

"O (A) ________________________ é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.”
PEDE-SE: Conforme a Resolução CFP 06/2019, qual modalidade de documento psicológico dos indicados a seguir se enquadra na lacuna da definição acima? 

Uma das assertivas a seguir NÃO faz parte das práticas vedadas ao Psicólogo e à Psicóloga, conforme o CEPP.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis