Questões de Psicologia do ano 2016

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2016

#Questão 603174 - Psicologia, Psicologia Jurídica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

No trecho apresentado, identificam-se particularidades da interface entre os saberes da ciência da psicologia e do direito. Considerando a psicologia jurídica como um campo de atuação do profissional psicólogo, julgue os itens a seguir. A mediação é um meio judicial heterocompositivo, no qual um terceiro acompanha as partes até a chegada de uma resolução. A mediação pode ser exercida em diferentes situações, as quais não se incida em sanções penais.

#Questão 603175 - Psicologia, Psicologia Jurídica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

No trecho apresentado, identificam-se particularidades da interface entre os saberes da ciência da psicologia e do direito. Considerando a psicologia jurídica como um campo de atuação do profissional psicólogo, julgue os itens a seguir. A atuação do psicólogo jurídico se restringe à execução de avaliação psicológica e à emissão de laudos, pareceres e relatórios, pressupondo-se que compete à psicologia uma atividade de cunho avaliativo e de subsídio aos magistrados.

#Questão 603176 - Psicologia, Psicologia Jurídica, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

No trecho apresentado, identificam-se particularidades da interface entre os saberes da ciência da psicologia e do direito. Considerando a psicologia jurídica como um campo de atuação do profissional psicólogo, julgue os itens a seguir. A aproximação da psicologia com o direito se iniciou no campo do direito penal e na participação de psicólogos nos processos de direito civil, especialmente no que concerne aos direitos da criança e do adolescente.

Na psicologia jurídica, configura exemplo de método adversarial

#Questão 603181 - Psicologia, Psicologia Hospitalar, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Antônia, mãe de Maria, fez contato telefônico para marcar uma sessão para a filha de seis anos de idade e, de acordo com a técnica psicoterápica e psicanalítica, é necessária uma sessão com os responsáveis pela criança antes de iniciar a psicoterapia com a criança. Na sessão com a mãe, verificou-se que a dupla investia muito na relação delas, e que as duas passavam muito tempo juntas. Antônia separou-se do marido quando a filha tinha dois anos de idade e mantém uma relação cordial com ele. Como Antônia relata, o pai vê a filha com frequência e participa da vida dela no próprio lugar de pai. Tratavam-se de pais que apenas deixaram de ter uma relação conjugal e mantinham, de forma consciente, o lugar de pai e mãe. Antônia relatou que estava tendo dificuldades no relacionamento com a filha no que tange aos combinados e acordos do dia a dia. Relatou que a filha passara a argumentar com ela a ordem dos afazeres e propunha outros combinados que atendessem as duas. Antônia relatou não saber lidar com isso e ver-se perdendo a paciência com a filha frequentemente. Atribuía isso à respectiva criação e educação em que não havia espaço para combinados com os pais; apenas obedecia ou apanhava. Certamente Maria convocava essa mãe a repensar e reformular o modelo de criação e educação que recebeu, ou seja, a construir com a filha novas formas de se relacionar e de funcionar além do que vivera quando criança. Essa era a questão da mãe.

A respeito desse caso clínico hipotético e com base na visão psicanalítica acerca do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

É correto afirmar que a mãe winnicottiana suficientemente boa possibilita ao bebê a ilusão de o mundo ser criado por ele, em uma experiência de onipotência primária como base do fazer-criativo.

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