Questões de Psicologia do ano 2016

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2016

Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

Estados emocionais de amor, raiva, alegria, culpa e medo possuem pouco em comum. Uma das teorias gerais das emoções sustenta que o elemento comum ligando todas as emoções é que elas representam alguma reação a um evento reforçador ou a sinais reforçadores condicionados.

Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

Uma das definições mais simples de emoção refere-se à manifestação de reações psicomotoras, geralmente acompanhadas de alterações neurovegetativas em resposta a um estímulo ambiental.

Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

As memórias emocionais associadas ao medo condicionado são observadas em muitas espécies animais.

Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

Para Darwin, as expressões emocionais podem ser compreendidas com base em três princípios: utilidade dos hábitos, antítese e ação direta do sistema nervoso central.

José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.

Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.

Jurema Alcides Cunha (2000) considera que o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos que visa a identificar as forças e as fraquezas no funcionamento psicológico, com o propósito de entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos e comunicar os resultados com base nos quais são propostas soluções.

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