Questões de Português da IBADE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da IBADE

“Diversos autores afirmam que, em eventos como o 11 de Setembro, a guerra contra o Afeganistão e a invasão do Iraque, a imprensa costuma ser atingida por dois problemas: a dependência das fontes oficiais e o controle de informações por parte dos governos dos países envolvidos nos conflitos (Fontenelle, 2004; Dorneles, 2002). Outros autores acrescentam que, no caso do jornalismo internacional brasileiro, há outra deficiência, a falta de uma rede de correspondentes que tenha acesso direto aos fatos que relata (Steinberger, 2005). Com isso, a cobertura internacional acabaria se tornando, muitas vezes, dependente das agências internacionais de notícias, mesmo nos grandes veículos de comunicação. A possibilidade de escapar à informação homogeneizada estaria no uso dos recursos oferecidos pela rede mundial de computadores (Natali, 2003) e no investimento do jornalismo de análise, que pode ser feito pela Internet ou por telefone (Buarque, 2008).”
O trecho acima faz parte de um trabalho acadêmico que explora o uso da imprensa na cobertura do atentado terrorista às torres gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.

A partir deste trecho, compreende-se que:

O vocábulo empregado no texto que não apresenta desinência de gênero é:

O sujeito gramatical de todos os verbos presentes nos dois primeiros quadrinhos da tirinha abaixo possui a mesma classificação. Assinale a alternativa que indica corretamente tal classificação.
Imagem associada para resolução da questão

GOMES, Sara. Reações. Bichinhos de jardim, 8 de julho de 2021. Disponível em: http://bichinhosdejardim.com/reacoes/. Acesso em: 14 out. 2022. 

Um dos adjuntos adverbiais grifados no trecho abaixo transmite, ao mesmo tempo, as ideias de tempo e de lugar. Qual é esse adjunto?
“O cérebro intriga grandes pensadores da humanidade há séculos. Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles, por exemplo, o via como uma espécie de sistema de refrigeração: mantinha o corpo frio e evitava o superaquecimento do coração – que, para ele, era a sede da inteligência e do pensamento. O médico Erasístrato chegou a estudar a anatomia cerebral (embora um “mapa” do cérebro fosse aparecer quase 2 mil anos depois, feito pelo médico inglês Thomas Willis). Ainda na Antiguidade, os egípcios se dedicaram a estudar o órgão, descrevendo, por exemplo, a enxaqueca, a epilepsia e as sequelas de traumas na cabeça (embora o retirassem dos corpos a serem mumificados).”

LOTTENBERG, Claudio L. Treinar o corpo para manter a mente saudável. Forbes Brasil, 8 de setembro de 2022. Colunas. Disponível em: https://forbes.com.br/forbessaude/2022/09 /claudio-lottenberg-emocoes-afetam-nossa-sensacaoda-passagem-do-tempo-2/. Acesso em: 15 out. 2022.

Leia o fragmento a seguir.
“Em 54 anos de carreira, o arqueólogo norte-americano Bruce Bradley, hoje professor emérito da Universidade de Exeter, estima ter produzido 100 réplicas de artefatos antigos para exposições de museus do Reino Unido e milhares para outros fins. Seu trabalho é recriar objetos feitos por ancestrais humanos há milhares de anos. Com o emprego de técnicas e ferramentas similares às do passado, produz cópias das peças originais a partir de materiais como chifres de animais, pontas de metal e pedras lascadas.”
ELER, Guilherme. Pontas de flecha de 4 mil anos indicam trocas culturais entre Reino Unido e França. Pesquisa Fapesp, outubro de 2022. Arqueologia. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/pontas-de-flecha-de-4- mil-anos-indicam-trocas-culturais-entre-reino-unido-efranca/. Acesso em: 15 out. 2022.

Qual das palavras abaixo é classificada como adjetivo, tendo em vista seu emprego no fragmento apresentado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis