Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

Meu amigo Pedro Nava, ou melhor, o Dr. Pedro Nava, é um grande poeta brasileiro que também é médico. Um olho clínico, como dizem seus colegas. E eu digo amém, porque Pedro Nava é o meu médico. Já me diagnosticou uma apendicite, e guardo bem a lembrança – a última lembrança ao ser anestesiado – de seu olho clínico posto em tristeza diante da possibilidade de um trespasse meu. Pedro Nava, sendo como é meu amigo, contou-me mais tarde o medo que tivera que eu morresse, não tanto porque fosse seu paciente, mas porque era seu amigo. É verdade que se morre muito nesse negócio de operação, por mais que o cirurgião seja hábil, como era no meu caso. Tive um medo póstumo, quando o poeta me fez ver essa possibilidade.

 À luz da compreensão do texto Encontros, como um todo, pode-se inferir com segurança e CORRETAMENTE que:

As questões desta prova envolvem sempre, de alguma forma, o que se costuma chamar de interpretação de textos. Não se esqueça de que, se a interpretação é do leitor, por outro lado ela é do texto, ou seja: a interpretação depende da compreensão, da correlação das idéias patenteadas no texto segundo seu nexo interno e envolve a busca das referências que o próprio texto faz ao universo extratextual. Para a sua comodidade, muitas vezes se repetirão, no enunciado e/ ou nas alternativas das questões, trechos do texto apresentado acima. Mas não se esqueça de que a compreensão da parte depende da compreensão do todo. Por outras palavras, não considere que um pequeno trecho destacado esteja, do ponto vista lógico, fora de seu contexto. O texto Encontros (excerto), de Vinicius de Moraes, na extensão em que foi acima apresentado – que é a parte, de um texto maior, que se refere à relação de Vinicius com Pedro Nava – será referido, ao longo desta prova, apenas como o texto Encontros. Empregar-se-á preferencialmente a expressão "o enunciador do texto", e não "o autor", para que não se confunda o autor do texto, Vinicius de Moraes, com Pedro Nava, que também foi um escritor, ou um autor – a par de outras razões teórico-metodológicas para tal escolha. Posto isso, leia o enunciado da Questão n° 1

À luz da compreensão do texto Encontros, como um todo, a afirmação CORRETA que se pode fazer acerca do que compõe o primeiro parágrafo é que:

 

A compreensão de um texto pode depender de diversos fatores, como, por exemplo, a compreensão de mundo que o leitor possui e a compreensão que ele tem do contexto em que se insere o que é dito/enunciado. Entre esses fatores estão a coesão e a coerência do próprio texto que se lê. Assim se explica que, em muitos casos, entende-se o sentido de certos textos, ou aspetos centrais de sua mensagem, sem que, por isso, se possa dizer que eles são claros, ou que não são ambígüos. Por exemplo, a hipotética notícia de que "O guarda prendeu o ladrão em casa" pode ser suficientemente compreensível para quem possui um certo conhecimento da situação em pauta, mas, verbalmente, continua sendo imprecisa, oferecendo, em si mesma, possibilidades contraditórias de compreensão.

Em face dessas considerações, leia o seguinte pequeno texto, presente, hoje, em maços de cigarros largamente comercializados:

"Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias.

" Com base em sua análise textual e na correta avaliação da coesão e da coerência do texto em si, indique a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA, ou seja, que o próprio texto escrito não autoriza. Note que não se trata de seus conhecimentos sobre o tema, nem, muito, menos, de sua opinião, mas de idéias expressas ou não pelo texto em questão.

 

"(...) o coração da cardiologista Rosa Célia Barbosa (...) já bate por outro sonho."

"Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçõezinhos não suportam a longa espera."

"Sem muita briga, porque criança não suporta briga. O coração da criança quer amor."

Das alternativas a seguir, indique a que contém o comentário EQUIVOCADO, ou mais IMPRÓPRIO, em relação a um ou a mais de um dos trechos acima destacados:

 

"A vida inteira que podia ter sido e que não foi."

"A única coisa a fazer é tocar um tango argentino."

Assinale o comentário possível como compreensão PERTINENTE do poema citado e, em especial, como compreensão das relações entre as idéias expressas pelos dois versos acima destacados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis