Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.

"A vida é tão curta, e morte tão incerta, QUE a inauguração pode fazer-se sem mim..." O conectivo em destaque no fragmento acima apresenta valor semântico de

Com base na leitura do texto I, resolva as questões de 1 a 9.

"- Lembra por que o senhor me contratou? Porque eu era o servidor publico perfeito." Marque a opção em que se deve usar, à semelhança do fragmento acima, "por que" e "porque":

#Questão 455943 - Língua Portuguesa, Crase, FUNRIO, 2009, DEPEN, Agente Penintenciário Federal

Tendo começado quase ao mesmo tempo a vida de escritor e a de professor, bem se pode imaginar quanto me vi às voltas com as regras ditadas durante todos aqueles anos por filólogos e gramáticos. De modo geral, faço justiça a eles, reconhecendo que os bons são indispensáveis: é necessário que alguém coloque alguma ordem no modo de um Povo falar e escrever seu idioma. (Ariano Suassuna: “Receita para Escrever Nomes Próprios”, 2000)

Assim como está adequado o emprego do acento de crase no sintagma "às voltas", também está correto esse uso do acento em:

Assinale a opção em que o “a” deve receber o acento indicativo da crase.

Rio, podem dizer o que quiser,

Mas o xodó do povo é o Rio.

Casa do samba e do amor, do Redentor, Louvado seja o Rio.

Sobre os versos iniciais da canção “Delírio dos Mortais”, de Djavan, é correto afirmar que a concordância verbal do trecho “podem dizer o que quiser” é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis