Pesquise mais Questões de Emprego do QUE abaixo,

Assinale a alternativa INCORRETA acerca de três ocorrências da palavra “que” (l. 01, 06 e 12, respectivamente) no texto.

  • A. Na 1ª ocorrência, o QUE introduz uma oração que tem valor de objeto direto.
  • B. Na 2ª ocorrência, o QUE é um pronome relativo.
  • C. Na 3ª ocorrência, o QUE é uma conjunção.
  • D. A 3ª ocorrência do QUE não pode ser substituída por “o qual”.
  • E. A 2ª e a 3ª ocorrência do QUE são da mesma classe gramatical.

FCC - Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2016 - Analista Judiciário - 2016
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

... que a mim lembrava vagamente um olho. (2º parágrafo)

... que me restava na palma da mão... (3º parágrafo) .

.. o prazer de encontrá-las. (5º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima referem-se, na ordem dada, a:

  • A. ponta preta – mulungus – sementes
  • B. aparência – quantidade – sementes
  • C. aparência – mulungus – folhagens
  • D. grão – quantidade – sementes
  • E. grão – grandeza – folhagens

Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:

  • A. “[...] que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.” (3º§)
  • B. “[...] parte de famílias que não têm um pai dentro de casa.” (1º§)
  • C. “[...] família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, [...]” (4º§)
  • D. “[...] que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, [...]” (3º§)

Leia os trechos abaixo e avalie em qual(is) o pronome QUE tem a mesma função do apresentado no quadro abaixo.

I) Mais de 70% das escolas QUE visitamos em todo o Brasil não utilizam o laboratório de informática de maneira constante.

II) Em muitos locais, ele é tão obsoleto QUE não funciona ou está sempre com problemas, desmotivando o uso entre professores e alunos.

III) ... apesar de serem considerados os "vilões" QUE atrapalham as aulas, podem ser utilizados como um excelente instrumento apoiador do professor no processo de ensino.

IV) O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento do usuário, QUE ainda recebe feedbacks baseados em seu desempenho.

Está(ão) correta(s):

  • A. I, II e III.
  • B. Apenas III.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.
  • E. Apenas II.

Marque a alternativa em que a palavra QUE, em destaque, apresenta a mesma função sintática do QUE no trecho abaixo.

  • A. E uma das principais distrações causadoras de acidentes é o uso de celulares e smartphones QUE, segundo a Organização Mundial de Saúde, aumentam em 400% o risco de acidentes. Texto II - (1º§)
  • B. Porém, um estudo da Universidade de Brasília calcula QUE, a cada 10.000 motoristas que falam ao celular, somente um é flagrado pelos fiscais. Texto II - (3º§)
  • C. Ficou comprovado QUE o tempo de resposta aumenta em 37% sem a distração e o motorista, claro, tem maior controle do volante, da velocidade e da distância do veículo à frente. Texto II - (2º§)
  • D. O resultado prático disso é QUE as pessoas olham seus aparelhos o tempo todo, no sofá de casa, no banheiro ou, o que pode ser ainda mais estranho e perigoso, caminhando no meio da rua. Texto I - (1º§)
  • E. Uma vez que esses encontros passam a ser mais virtuais do QUE reais, os lugares perdem seu sentido original. Texto I - (5º§)

NUCEPE - Secretaria da Fazenda do Estado - PI (SEFAZ/PI) (2ª edição) - Analista de Sistema Júnior - 2015
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

No trecho: ideias que vêm do século XVII,(...), a palavra destacada classifica-se, gramaticalmente, segundo alguns critérios que SÓ NÃO se verificam na palavra do trecho

  • A. desprezam a influência que têm nessas decisões (...).
  • B. as relações que mantemos com as outras pessoas (...).
  • C. O senhor afirma que o grande volume de dados digitais (...).
  • D. o mundo em que vivemos (...).
  • E. o grande volume de dados digitais que temos disponível hoje (...).

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2015 - Arquiteto e Urbanista - 2015
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada com o objetivo de se referir a um termo antecedente nas duas ocorrências sublinhadas.

  • A. “[...] Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. [...]”.
  • B. “As coisas que admiramos nos museus que conhecemos são objetos do desejo de gerações passadas [...]” / “[...] As mercadorias expostas (e a forma como são expostas) têm sempre muito a dizer a respeito do local, dos seus habitantes e das pessoas que os visitam [...]”.
  • C. “[...] Os museus provam que somos consumistas e exibicionistas há milhares de anos, e que distribuição de renda justa é uma utopia recente. [...]”.
  • D. “[...] A diferença, a favor do comércio, é que a gente pode levar para casa o que está exposto.” / ”[...] Quem poderia imaginar os 60 tipos de escovas de dentes que se encontram em qualquer drugstore americana? [...]”.
  • E. “[...] Ou as infinitas formas e cores que assumem os sapatos, sobretudo femininos? / Às vezes penso que o conteúdo de uma loja, qualquer loja, arrumado por um museólogo, com as devidas etiquetas, poderia ficar divertido.[...]”.

CETRO - Prefeitura de São Paulo - SP - Auditor Fiscal Tributário Municipal - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

Levando em consideração o 1º e o 2º parágrafos do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas abaixo.

I. Em “as notícias de que os artigos”, o termo destacado pode ser substituído por “das quais”.

II. O uso de “sua conclusão” em vez de “a conclusão do repórter” evitaria uma repetição, mas representaria um prejuízo para a clareza do fragmento.

III. As aspas em “inacreditáveis” devem-se ao uso irônico da expressão por parte do autor do texto.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, II e III.

IBFC - Polícia Civil - RJ - Papiloscopista Policial (3ª Classe) - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

No trecho “O surto agora atingiu proporções tais que já não é mais possível enfrentá-lo”, o conectivo em destaque introduz o valor semântico de:

  • A. proporcionalidade
  • B. explicação
  • C. consequência
  • D. comparação
  • E. conformidade

CESPE - Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) - Professor - 2014
Questões de Língua Portuguesa / Emprego do QUE

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.

Na linha 2, o termo “que” poderia ser substituído por cujo, haja vista se tratar de pronome relativo referente ao educador e escritor Paulo Freire.

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.

Estude Grátis © 2017 - Desde 2011