Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO

#Questão 376930 - Língua Portuguesa, Verbo, FUNRIO, 2009, DEPEN, Agente Penintenciário Federal

Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos. João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse. (Machado de Assis: “Crônica sobre a morte do escravo João”, 1897)

Os tempos verbais empregados na crônica são, em sua maioria, do pretérito perfeito. Sua finalidade no texto é transmitir a idéia de ações

Na nomenclatura gramatical, "regência", em sentido amplo, equivale a subordinação em geral. Em sentido restrito, e mais habitual, designa a subordinação peculiar de certas estruturas a palavras que as requerem ou preveem na sua significação ou em seus traços semânticos. (Antenor Nascentes, "Dicionário de Regência Verbal", 1998)

Identifique a alternativa que contém uma regência apontada como INADEQUADA segundo as normas da língua padrão.

#Questão 381607 - Língua Portuguesa, Verbo, FUNRIO, 2009, Furnas, Advogado (Jurídico A)

 

Os verbos que iniciam as duas frases

#Questão 381610 - Língua Portuguesa, Verbo, FUNRIO, 2009, Furnas, Advogado (Jurídico A)

Na primeira estrofe do poema há seis verbos, todos empregados no presente do indicativo. Qual a única afirmação correta a respeito desses verbos?

Em “Jonathan Polansky, que participou da pesquisa, diz que a situação pouco mudou em filmes voltados para adolescentes.”, os verbos são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis