Questões de Língua Portuguesa da FLEM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FLEM



Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/

2020/07/gilmar-fraga-distancia-ckcpgpnpo006g014741kpfme5.

html>. Acesso em: 7 mar. 2025.

A partir dos recursos expressivos na fala da mãe (“E a aula, meu filho?!!”) e do garoto (“Nem sinal!”), é possível observar diferentes estratégias linguísticas que visam enfatizar a mensagem e reforçar o sentido pretendido pelo autor da charge.
A partir da análise das falas na charge, a alternativa que descreve adequadamente o papel dos modificadores linguísticos empregados, relacionando-os ao contexto de discurso presente na ilustração, é.



Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/

2020/07/gilmar-fraga-distancia-ckcpgpnpo006g014741kpfme5.

html>. Acesso em: 7 mar. 2025.

A charge explora, de forma irônica, as consequências do ensino a distância em determinados contextos socioeconômicos.
Com base na interpretação do texto visual e verbal, a alternativa que expressa corretamente o problema central criticado pela charge é:

TEXTO:


Escolas da rede estadual inovam com alternativas criativas ao uso do celular





Disponível em: <https://www.ba.gov.br/educacao/noticias/2025-02/

1557/escolas-da-rede-estadual-inovam-com-alternativas-criativasao-uso-do-celular>. Acesso em: 7 mar. 2025. Adaptado.

Observe as reescrituras a seguir, atentando à manutenção do sentido original e à correção gramatical.
“Para tornar os intervalos mais interativos e oferecer alternativas ao uso do celular, unidades da rede estadual da Bahia estão promovendo atividades que estimulam a socialização e o lazer dos estudantes.”
A alternativa em que a estruturação frasal mantém tanto o sentido principal do enunciado quanto a correção formal é:

TEXTO:


Escolas da rede estadual inovam com alternativas criativas ao uso do celular





Disponível em: <https://www.ba.gov.br/educacao/noticias/2025-02/

1557/escolas-da-rede-estadual-inovam-com-alternativas-criativasao-uso-do-celular>. Acesso em: 7 mar. 2025. Adaptado.

“A diretora do CEEP ICEIA, Maribel Silva, explica que já é feito um trabalho em sala de aula sobre o uso do celular, especialmente nos cursos técnicos que demandam a tecnologia.”

Com base nos estudos sobre subordinação das orações e considerando as duas orações introduzidas por “que”, em destaque pode-se afirmar:

TEXTO:


Escolas da rede estadual inovam com alternativas criativas ao uso do celular





Disponível em: <https://www.ba.gov.br/educacao/noticias/2025-02/

1557/escolas-da-rede-estadual-inovam-com-alternativas-criativasao-uso-do-celular>. Acesso em: 7 mar. 2025. Adaptado.

O texto relata como algumas escolas da rede estadual da Bahia estão adotando estratégias para reduzir o uso excessivo de celulares, sobretudo durante os intervalos, oferecendo alternativas de lazer e socialização.
A partir da leitura, identifique a alternativa que sintetiza o objetivo principal dessas iniciativas e as consequências observadas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis