Questões de Língua Portuguesa da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da ESAF

#Questão 576138 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2006, ANEEL, Analista Administrativo (Prova 1

Para responder às questões 11 e 12, considere o trecho transcrito abaixo.

Assinale a opção que contém a única asserção correta sobre os sinais de pontuação empregados no texto.

Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02. 

Considerando o desenvolvimento das idéias do texto, assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto.

Assinale a justificativa incorreta para o emprego do sinal de pontuação.

Desde 1993,(1) houve a apreensão de 582 mil m3 de madeira em tora. O Ibama emitiu multas no valor de R$ 1,8 bilhão, 241 pessoas envolvidas em ações ilegais foram presas (63 delas servidores públicos e 178 empresários madeireiros, despachantes e contadores). O governo confiscou 26 tratores,(2) 54 caminhões e 459 motosserras. Para manter e aprofundar resultados na luta contra o desmatamento,(3) o governo luta pela aprovação do Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas,(4) que tramita há nove meses no Congresso. O Projeto permitirá ao governo implantar Distritos Florestais para estímulo de manejo sustentável de produtos e serviços da floresta. O primeiro deles já tem endereço certo:(5) a região da BR- 163 (16 milhões de hectares - 5 milhões destinados ao manejo e produção de 4,1 a 6,7 milhões de m3 de toras, com geração de 100 mil empregos diretos).

(Rubens Amadori - Ibama)

#Questão 576177 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 1

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que a pontuação está correta.

#Questão 576178 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2006, ANEEL, Especialista em Regulação (Prova 1

Assinale a opção incorreta em relação ao emprego dos sinais de pontuação nas ocorrências numeradas no texto abaixo.

A democracia - (1) processo de construção coletiva e obra sempre inacabada - (1) se expandiu e se fortaleceu significativamente no Brasil ao longo dos últimos vinte anos pela ação de uma sociedade civil vibrante e participativa. Em sua multiplicidade e diversidade, as iniciativas de ONGs, (2) movimentos sociais, (2) fundações e institutos, ampliadas por inúmeras redes, fóruns, alianças e coalizões, captam demandas emergentes, dão voz a novos atores, testam soluções inovadoras, pressionam governos e influenciam a opinião pública. Esse crescente protagonismo da sociedade civil é expressão da capacidade dos cidadãos de agir por si mesmos. A lógica da sociedade civil é a da liberdade, (3) da autonomia e da diversidade. As iniciativas são tão variadas quanto as questões sociais e a energia de quem se mobiliza em torno delas. A legitimidade das ONGs não vem de um mandato eletivo nem de uma representatividade decorrente do número de seus membros. Vem das causas que promovem e das ações que empreendem. As organizações e os movimentos da sociedade civil são o que fazem: (4) suas idéias, valores, mensagens, propostas e realizações. O poder da sociedade civil é de natureza particular. Não é o decidir ou impor, (5) mas sim o de experimentar, inovar, denunciar, propor, persuadir e influir.

(Miguel Darcy de Oliveira, Política Democrática - Revista de Política e Cultura, Brasília/DF, Fundação Astrogildo Pereira, n. 14, março de 2006, página 38.)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis