A forma verbal “seja” linha 12 revela 

Julgue os itens abaixo com referência aos textos I e II.
Quanto à forma, o texto II se distingue do texto I por apresentar verbos em primeira pessoa do singular.
Julgue os itens subseqüentes, que dizem respeito à compreensão e aos aspectos lingüísticos do texto I. Segundo a tradição gramatical, a oração “um aposentado de 75 anos foi morto dentro de casa pelo próprio cão” (l.4-5) representa a voz passiva da seguinte oração: O próprio cão matou um aposentado de 75 anos dentro de casa.
Expressa idéia de futuro a forma verbal O uso da preposição acarreta mudança total no sentido do verbo na seguinte opção:
Mantêm-se a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto ao se empregar Um brasileiro não vê em lugar de "Brasileiros não vêem" (l.5).
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.



... mas pouco depois ganharam o acréscimo de cafés, restaurantes, cinemas e agências bancárias ... (3o parágrafo).
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A locução “tenha sido anunciada” (l.5) poderia ser substituída por foi anunciada sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Leia atenciosamente o seguinte trecho:
“Se muitos motoristas não observavam a norma, é principalmente porque a polícia não a implementava.”
Observando a transitividade dos verbos sublinhados, constata-se que se têm, RESPECTIVAMENTE, verbos: