Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

Na passagem “‘Ligo o computador, coloco os fones e acesso o tradutor’” (linhas 17 e 18), o pronome Eu, que é facilmente identificado pelas formas “Ligo”, “coloco” e “acesso”, foi intencionalmente omitido. Tal recurso exemplifica o uso da figura de linguagem denominada

O autor faz uso de linguagem figurada em alguns fragmentos do texto. Assinale a única alternativa em que esse tipo de linguagem não ocorre.

Analise as seguintes paráfrases do fragmento “Gostamos de imaginar que é a lei que cumpre esse papel, mas impostos tendem a ser muito mais eficazes” (2º parágrafo). I. A tendência a impostos eficazes é muito maior que o cumprimento desse papel pelas leis. II. Costuma-se atribuir à lei o cumprimento desse papel, todavia a eficácia dos impostos tendem a ser maiores. III. Imaginamos a lei como cumpridora desse papel; os impostos, contudo, costumam apresentar maior eficácia. Considerando o sentido que a frase original assume no texto e as prescrições gramaticais em relação a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, é (são) válida(s) a(s) paráfrase(s) apresentadas em

Em “Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.” (7º§), pode-se reconhecer a seguinte figura de linguagem:

A subjetividade do autor revela-se por meio de vários mecanismos linguísticos, dentre eles a linguagem figurada. No fragmento “Sob esse mínimo de agasalho, a pele contente recebe a visita dos dias lindos”, por exemplo, percebe-se a presença da:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis