Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

#Questão 463453 - Língua Portuguesa, Sintaxe, CESPE / CEBRASPE, 2015, FUB, Operador de Câmera de Cinema e TV

Com relação ao texto I, julgue os próximos itens.

O vocábulo “logo” (l.23), por indicar conclusão de ideia anterior, poderia ser substituído pela expressão por conseguinte, o que manteria a correção gramatical e a coerência textual.

#Questão 463542 - Língua Portuguesa, Redação Oficial, CESPE / CEBRASPE, 2015, TELEBRAS, Especialista em Gestão de Telecomunicações

Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República. Nas comunicações oficiais, há sempre um único comunicador, o serviço público, sendo os receptores dessas comunicações o próprio serviço público ou o conjunto de cidadãos ou instituições, estes tratados de forma homogênea.

#Questão 463544 - Língua Portuguesa, Redação Oficial, CESPE / CEBRASPE, 2015, TELEBRAS, Especialista em Gestão de Telecomunicações

Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República. É obrigatório, nas comunicações oficiais, o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.

Com relação às estruturas linguísticas do texto O ambiente socioeconômico do setor de telecomunicações, julgue os seguintes itens.

O enunciado “índice comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda” (l. 2 e 3) tem função adjetiva, pois confere uma qualidade ao antecedente “coeficiente de Gini” (l.2), à semelhança do que ocorre, no segundo parágrafo, com “ano da privatização dos serviços de telecomunicações do Brasil” (l. 5 e 6) em relação a “1998” (l.5).

Na abordagem atual, a interpretação busca compreender as intenções do texto e os seus efeitos sobre o leitor. Pode‐se caracterizar o leitor real de acordo com a sua experiência de leitura. Acerca desse assunto, analise as afirmativas.

I. Numa sociedade altamente individualista e competitiva, saber ler representa uma relevante posição social.

II. Como uma marca de classe social, a leitura é vista como índice da cultura adquirida por meio de livros.

III. Os textos mais valorizados socialmente exigem um maior conhecimento prévio dos leitores.

IV. Todas as pessoas têm acesso à leitura de textos valorizados socialmente.

V. Cada leitor tem uma história de leitura, que constitui o seu repertório.

Estão corretas as afirmativas

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