Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um trecho de texto, que deve ser julgado certo se estiver correto e adequado para compor o tipo de correspondência oficial indicada em negrito, ou errado, em caso contrário.

Memorando – Esclarecemos à Vossa Senhoria que entre as propostas debatidas, com a participação de reitores universitários, representantes de governos e empresários, figurou o fortalecimento dos ensinos básico e médio, com a valorização dos professores e a adoção de iniciativas para a melhoria substancial da gestão escolar. Para fortalecer esses objetivos em 2011, o governo federal lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), visando a abrir 8 milhões de vagas até 2014.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um trecho de texto, que deve ser julgado certo se estiver correto e adequado para compor o tipo de correspondência oficial indicada em negrito, ou errado, em caso contrário.

Ata -– O Secretário tomou a palavra e esclareceu que, de acordo com pesquisa realizada pela CNI, aproximadamente 70% das empresas no Brasil sofrem dificuldades decorrentes da má qualificação profissional. E apesar de a maioria oferecer treinamento na própria empresa, para contornar o atraso, a deficiência na qualidade do ensino básico foi apontada como elemento limitante para a capacitação. Em muitos casos, é necessário retomar estágios fundamentais para auxiliar o aluno a alcançar o nível técnico desejado.

#Questão 396099 - Língua Portuguesa, Pronome, ESAF, 2013, Ministério da Fazenda, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Conhecimentos Básicos)

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.

Acerca do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O pronome “isso” (l.23) retoma a ideia de que os novos tempos foram saudados por gerações desejosas de liberdade.

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.

O elemento coesivo “o que” (l.6) recupera a ideia da expressão “quase unanimidade mundial” (l.5-6) e poderia ser substituído por a qual, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

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