Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

No trecho “Parecia morto há muitos anos” (13º parágrafo), o verbo HAVER está corretamente empregado, pois o sentido é de tempo decorrido. Das frases abaixo, está INCORRETA, quanto ao emprego do verbo HAVER, a seguinte:

Suponha que, quando os policiais chegaram ao local do incidente, flagraram uma pessoa a retirar pertence de Dario, dando ao larápio voz de prisão nos seguintes termos: “Levanta suas mãos para o alto. Afaste-se da vítima e não mexa em seus pertences. Passa teus documentos e considere-se preso”. Para que a voz de prisão esteja rigorosamente de acordo com a norma culta da língua e em tratamento formal, os termos terão de ser expressos da seguinte forma:

Pode-se afirmar que das alterações feitas abaixo na redação do período “Cada pessoa que chegava erguia-se na ponta dos pés, embora não o pudesse ver” (4º parágrafo), a que teve o sentido original modificado é:

De acordo com a norma culta da língua, a frase “O carro negro investiu a multidão” (9º parágrafo) também poderia ser redigida, sem alteração de sentido, na forma “O carro negro investiu contra a multidão”, caracterizando uma situação de verbo de regência variada. Das opções abaixo, aquela em que a segunda forma NÃO caracteriza situação de verbo de regência variada, mas constitui erro, pois é regência NÃO admitida pela norma culta, é:

O pronome em caixa alta no período “Abriu-LHE o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta” (3º parágrafo) tem emprego semântico e sintático semelhante ao do pronome em caixa alta na frase:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis