Questões de Política Internacional do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Política Internacional do ano 2009

A definição formal fornecida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), afirma que clima é a síntese do tempo sobre um período essencialmente longo, o suficiente para estabelecer suas propriedades estatísticas de conjunto, valores médios, variâncias, probabilidade de eventos extremos, sendo altamente independente de qualquer estado instantâneo. Acerca desse tema e de assuntos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Ocasionado pela associação de uma série de gases, o efeito estufa é responsável pela retenção do calor emitido pela Terra, o qual é gerado pela radiação solar. Se esse mecanismo não ocorresse, a temperatura média no planeta seria cerca de 30 graus abaixo dos níveis atuais.

Em 1975, o Brasil aderiu ao Tratado da Antártica, em vigor desde 1961. Em 1982, deu-se o início às atividades científicas. Em 1983, com o anúncio da instalação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), o Brasil integrou o grupo de países da Parte Consultiva do Tratado da Antártica, considerando interesses econômicos futuros e participação na geopolítica do Cone Sul da América do Sul. O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) foi criado pelo Decreto n.º 86.830/1982. Julgue os itens a seguir relativos a esse assunto.

Quanto ao tratamento de lixo, não é permitido o lançamento ao solo de quaisquer materiais estranhos ao ambiente antártico. O lixo deve ser separado de acordo com a sua natureza e colocado em depósitos apropriados. O lixo orgânico, papéis e pedaços de madeira devem ser incinerados em condições atmosféricas favoráveis, de modo a não interferir nas pesquisas que estão sendo realizadas em locais próximos.

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

A importância da integração regional, o fortalecimento do multilateralismo e o favorecimento da multipolaridade representam pontos em que há convergência de interesses entre o Brasil e a União Europeia.

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

As preferências comerciais concedidas pelos países da União Europeia aos demais países latino-americanos no âmbito do Sistema Geral de Preferências (SGP) suscitam divergências com o Brasil no que se refere à discriminação que tais preferências representam em relação às exportações brasileiras no mercado europeu.

Acerca do panorama das relações do Brasil com a União Europeia, julgue os itens de 86 a 89.

Diante da especificidade de seus interesses comerciais e de seu maior grau de desenvolvimento, relativamente aos demais sócios do MERCOSUL, o Brasil tem preferido negociar, isoladamente com a União Europeia, os temas mais sensíveis da agenda bilateral, juntamente com os temas relacionados ao acesso a mercados para produtos não agrícolas, à facilitação de comércio e à resolução de controvérsias comerciais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis