Questões de Política Internacional

Um professor que trabalhe com o intuito de, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, criar oportunidades para a realização de diferentes tarefas escritas — como questionários, exercícios e interpretação de textos — terá melhores chances de compreender e aperfeiçoar percursos individuais de aprendizagem e apreender os conhecimentos e sentidos que vão sendo construídos por cada estudante.

A afirmação precedente se coaduna com a ideia de avaliação

  • A. mediadora e formativa.
  • B. somativa e diagnóstica.
  • C. diagnóstica e classificatória.
  • D. tradicional e mediadora.
  • E. comparativa e formativa.
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No DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista (TEA) diz respeito aos fenômenos relacionados ao autismo na infância e seu diagnóstico
  • A. só pode ser realizado na primeira infância, a partir dos três anos de idade.
  • B. deve confrontar dois indicadores: prejuízos na comunicação com alteração nas interações sociais; interesses restritos e repetitivos.
  • C. pode ter como caráter decisivo a presença de um aspecto degenerativo com uma deterioração comportamental.
  • D. não considera fatores culturais e socioeconômicos, por não se mostrarem relevantes.
  • E. na adolescência aponta para um risco aumentado de suicídio.
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Na avaliação de programas de treinamento, a avaliação de impacto mede
  • A. a produção da organização.
  • B. a relação entre custos e benefícios de um programa.
  • C. o grau de recomendação do instrutor para outros cursos.
  • D. o desempenho dos colaboradores.
  • E. as habilidades dos colaboradores.
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Quando falamos em função social da escola, implica entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Perrenoud (2000, p.25) afirma que “organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem”. Diante da citação leia atentamente as questões e indique a afirmativa correta:
  • A. Não é necessário garantir total envolvimento de pais, alunos e mestres no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
  • B. O professor trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros dos alunos são obstáculos da aprendizagem.
  • C. É necessário ter conhecimento, para determinada disciplina, dos conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
  • D. Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.
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Política Internacional - Geral - FMP Concursos - 2013 - MPE/AC - Analista de Saúde

Considere as seguintes afirmações sobre destituição do poder familiar e definição de guarda:

I. O grau de incongruência entre as necessidades da criança e as habilidades parentais é decisivo quanto à manutenção ou retirada do poder familiar.

II. As crianças devem ser ouvidas no que se refere ao seu próprio interesse em permanecer com um dos genitores, mesmo que as informações por elas prestadas possam ser fruto de vínculos de lealdade ou de pressão direta dos pais.

III. Na avaliação da destituição do poder familiar, deve-se avaliar a competência do genitor quanto a sua capacidade de garantir o bem-estar de seus filhos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Todas estão corretas.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos países nos dias de hoje é o de conciliar metas de longo prazo, como a redução das emissões de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de estimular a economia no curto prazo para a geração de emprego e renda às populações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Constatações como a de que os países desenvolvidos têm responsabilidade na poluição do planeta e a de que os países pobres necessitam receber dos países mais ricos apoio financeiro, tecnológico e humanitário para superarem a miséria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econômico, incluídas nos documentos produzidos durante a Rio-92, estão na origem das discussões promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os temas nele abordados, julgue os itens de 45 a 47.

Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela são, atualmente, os membros plenos do MERCOSUL, estando o Paraguai temporariamente suspenso do bloco em razão da crise política que culminou com a destituição do presidente do país, Fernando Lugo, do poder.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os temas nele abordados, julgue os itens de 45 a 47.

O MERCOSUL evidencia uma das características da economia globalizada dos tempos atuais, a de formação de blocos regionais ou continentais com o objetivo de facilitar a inserção dos países-membros na atual economia mundial, altamente competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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AAgenda 21 é um programa de ação, que tem base em um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países. Assinale a alternativa correta acerca daAgenda 21.

  • A.

    Consiste em uma abrangente tentativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

  • B.

    Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, por ele se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

  • C.

    Consiste em um tratado internacional sobre recursos fitogenéticos para a agricultura e a alimentação, que protege a biodiversidade e garante uma agricultura sustentável; o tratado é fruto de longas negociações entre a comunidade internacional e oferece acesso aos recursos genéticos das plantas, regula seus benefícios.

  • D.

    Tem por missão a iniciativa de promover a transição para formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global fundamentada em um modelo de ética compartilhada, que inclui o respeito e o cuidado pela vida, a integridade ecológica, a democracia e uma cultura de paz.

  • E.

    É um tratado internacional em que os países signatários se comprometem a substituir as substâncias que se demonstrou estarem reagindo com o ozônio (O ) na parte superior da estratosfera. O tratado esteve aberto para adesões a partir de 1992 na ECO-92. Ele teve adesão de 179 países e foi revisado em 1994, 1999, 2001, 2004 e 2008.

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