Questões de Política Internacional da CESPE / CEBRASPE

Um professor que trabalhe com o intuito de, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, criar oportunidades para a realização de diferentes tarefas escritas — como questionários, exercícios e interpretação de textos — terá melhores chances de compreender e aperfeiçoar percursos individuais de aprendizagem e apreender os conhecimentos e sentidos que vão sendo construídos por cada estudante.

A afirmação precedente se coaduna com a ideia de avaliação

  • A. mediadora e formativa.
  • B. somativa e diagnóstica.
  • C. diagnóstica e classificatória.
  • D. tradicional e mediadora.
  • E. comparativa e formativa.
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Na avaliação de programas de treinamento, a avaliação de impacto mede
  • A. a produção da organização.
  • B. a relação entre custos e benefícios de um programa.
  • C. o grau de recomendação do instrutor para outros cursos.
  • D. o desempenho dos colaboradores.
  • E. as habilidades dos colaboradores.
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais dilemas a serem enfrentados por muitos países nos dias de hoje é o de conciliar metas de longo prazo, como a redução das emissões de gases poluentes e do consumo, com a necessidade de estimular a economia no curto prazo para a geração de emprego e renda às populações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diferentes aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Constatações como a de que os países desenvolvidos têm responsabilidade na poluição do planeta e a de que os países pobres necessitam receber dos países mais ricos apoio financeiro, tecnológico e humanitário para superarem a miséria e iniciarem um processo seguro de desenvolvimento econômico, incluídas nos documentos produzidos durante a Rio-92, estão na origem das discussões promovidas na Rio+20 sobre os temas economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os temas nele abordados, julgue os itens de 45 a 47.

Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela são, atualmente, os membros plenos do MERCOSUL, estando o Paraguai temporariamente suspenso do bloco em razão da crise política que culminou com a destituição do presidente do país, Fernando Lugo, do poder.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os temas nele abordados, julgue os itens de 45 a 47.

O MERCOSUL evidencia uma das características da economia globalizada dos tempos atuais, a de formação de blocos regionais ou continentais com o objetivo de facilitar a inserção dos países-membros na atual economia mundial, altamente competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à política externa do período de governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), julgue os itens seguintes.

Na crise política peruana de 2000, decorrente da terceira reeleição do presidente Alberto Fujimori, o governo brasileiro decidiu não reconhecer o resultado do pleito e sustentar, na Organização dos Estados Americanos, a destituição do então presidente peruano.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à política externa do período de governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), julgue os itens seguintes.

Nesse período, o Brasil afastou-se progressivamente do MERCOSUL, que passou a ter índices decrescentes de comércio intrabloco, sobretudo em decorrência das crises econômicas globais que afetaram as economias emergentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à política externa do período de governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), julgue os itens seguintes.

Durante o referido período, o Brasil decidiu aderir ao Tratado de Não Proliferação Nuclear.

  • C. Certo
  • E. Errado
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Com relação à política externa do período de governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), julgue os itens seguintes.

No período em questão, foi decidido o lançamento do BRICS — acrônimo, em inglês, para o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e acertada a realização da primeira reunião de cúpula desse grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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