Questões de Pedagogia da UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFCG

Um professor de uma escola pública observa que seus alunos estão cada vez mais desmotivados, com dificuldades de concentração em sala de aula e provocando intrigas no horário do intervalo. Após conversar individualmente com alguns estudantes, ele percebe que muitos estão vivenciando problemas de relacionamento com colegas e até mesmo com outros professores. Ele resolve conversar com a equipe gestora da escola e com os setores de apoio que auxiliam no horário do intervalo, para que todos possam realizar ações de acolhimento junto aos alunos, visando à melhoria das relações interpessoais e da aprendizagem. Diante do cenário apresentado, qual a importância das relações humanas no ambiente escolar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem?

Leia o excerto abaixo:


- Em 2018, o município de Pacaraima, na fronteira Brasil-Venezuela, [...] estado de Roraima/Brasil, passou pelo processo de migração em massa de venezuelanos. [...] A crise humanitária da Venezuela exigiu e tem exigido mobilização dos países vizinhos. Em 2010, a população do município era de 10.433 habitantes, saltando para 18.913 em 2020 (população estimada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Esse aumento populacional também se reflete nas escolas: no ensino fundamental, o número de matrículas passou de 2.447 alunos, em 2005, para 3.490, em 2018 (IBGE, [2017]), sendo parte significativa desse número de alunos venezuelanos. Um dos efeitos desse movimento é o acirramento dos conflitos e dos processos de exclusão, resultando em xenofobia, por exemplo, [no contexto escolar] [...]. (Weschenfelder; Oliveira; Fabris, 2021, p. 670).


Considerando o excerto, analise se a alternativa pedagógica apresentada, nas asserções a seguir e a relação entre elas, pode ser viável de ser aplicada no contexto escolar:



I - Uma forma de lidar com as especificidades da escola de fronteira é considerar as diferenças culturais como uma oportunidade de aprendizagem para todos os estudantes.


PORQUE


II - A escola pode ser um espaço de encontro pedagógico, sem hierarquizar as diferenças e trabalhando para que todos possam aprender, a partir de um trabalho docente que aproveita a diversidade existente para desenvolver relações de respeito mútuo e de valorização dos saberes dos diferentes sujeitos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA

#Questão 1128932 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFCG, 2025, UFCG, Técnico em Assuntos Educacionais

Ser papel do Estado discutir mecanismos para viabilizar a inclusão social, econômica, digital, cultural ou escolar significa admitir a lógica intrinsecamente excludente presente nos atuais modos de organização e produção social que se querem modificar. Nesse contexto, devem-se buscar novos caminhos para a superação de alguns dos obstáculos presentes na sociedade que distanciam os segmentos excluídos do acesso à inclusão escolar, do direito à educação.

I - A inclusão educacional é um projeto gradativo, dinâmico e em transformação, que exige do Poder Privado o absoluto respeito às diferenças individuais dos alunos e a responsabilidade quanto à oferta e manutenção dos serviços mais apropriados ao seu atendimento.
II - Promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos implica na avaliação permanente da efetividade dos serviços educacionais prestados, permitindo sua mobilidade entre as diferentes opções de apoios e serviços especializados ofertados.
III - Criar uma escola pública de qualidade, que acolha todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.

A partir dessas proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em: 

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade” (Vasconcellos, 2013, p. 17).Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:



I - Documento fechado, elaborado pela direção da escola, que orienta as atividades pedagógicas.


II - Plano estático que serve para cumprir exigências legais e burocráticas.


III - Plano participativo e em constante aperfeiçoamento, que reflete a intencionalidade da ação educativa e visa à transformação da realidade.


IV - Guia pedagógico focado nos aspectos administrativos e financeiros da escola.


V - Documento que reflete a identidade da escola construída a partir de um processo dinâmico e participativo.



A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

#Questão 1128933 - Pedagogia, Planejamento Educacional, UFCG, 2025, UFCG, Técnico em Assuntos Educacionais

Não basta, pois, na prática do ensino, institucional ou não, estarmos atentos exclusivamente aos meios, às técnicas e à sofisticação dos recursos operacionais e tecnológicos que subsidiam a ação pedagógica.
(Luckesi, Cipriano Carlos. O ato pedagógico: planejar, executar, avaliar. São Paulo: Cortez, 2023, p. 27).
A partir dessa compreensão sobre o trabalho pedagógico, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I - O ato de planejar, ao lado de definir os recursos técnicos para a ação, deve previamente dimensionar, de forma clara e precisa, os propósitos que temos para nosso modo de agir e de viver.

PORQUE

II - Em nossa atividade profissional na área do ensino institucional, importa que nossos atos de planejar, de executar e de avaliar ganhem a dimensão de decisões ao mesmo tempo filosófica, social, política, científica e técnica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis