Questões de Pedagogia da IBFC

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Listagem de Questões de Pedagogia da IBFC

#Questão 945870 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Entre os povos indígenas, a educação se assenta em princípios que lhe são próprios, dentre os quais:
I. o entendimento do humano como centro do mundo em sua singularidade e preeminência sobre outras espécies e forças naturais, com os quais estabelece relações de força e domínio.
II. valores e procedimentos próprios de sociedades originalmente orais, menos marcadas por profundas desigualdades internas, mais articuladas pela obrigação da reciprocidade entre os grupos que as integram.
III. noções próprias, culturalmente formuladas (portanto variáveis de uma sociedade indígena a outra) da pessoa humana e dos seus atributos, capacidades e qualidades.
IV. formação de crianças e jovens como processo integrado; apesar de suas inúmeras particularidades, uma característica comum às sociedades indígenas é que cada experiência cognitiva e afetiva carrega múltiplos significados - econômicos, sociais, técnicos, rituais, cosmológicos.
Assinale a alternativa incorreta.

#Questão 945871 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 5, as escolas indígenas e suas atividades consideradas letivas podem assumir variadas formas. Referente ao art. 7º, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em todos os níveis e modalidades da Educação Escolar Indígena devem ser garantidos os princípios de inclusão social, portanto, com total prioridade à língua portuguesa em todas as situações de ensino; contando com professores e gestores de diferentes comunidades não-indígenas.
( ) Os saberes e práticas indígenas devem ancorar o acesso a outros conhecimentos, de modo a valorizar os modos próprios de conhecer, investigar e sistematizar de cada povo indígena, valorizando a oralidade e a história indígena.
( ) A Educação Escolar Indígena deve contribuir para o projeto societário e para o bem viver de cada comunidade indígena, contemplando ações voltadas à manutenção e preservação de seus territórios e dos recursos neles existentes.
( ) A Educação Escolar Indígena unificará seu sistema de ensino à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), e em suas práticas optará por produzir e publicar matérias complementares em língua indígena.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 945872 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

O Decreto Federal nº 6.861/2008, dispõe sobre a Educação Escolar Indígena e define sua organização em territórios etnoeducacionais. Em exposto no documento, em seu art. 1º: A educação escolar indígena será organizada com a participação ______, observada a sua ______ e respeitando suas necessidades e especificidades. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

#Questão 945873 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

A educação escolar indígena no Brasil vem obtendo, desde a década de 70, avanços significativos no que diz respeito à legislação que a regula. Existem hoje leis bastante favoráveis quanto ao reconhecimento da necessidade de uma educação específica, diferenciada e de qualidade para as populações indígenas, na prática, entretanto, há enormes conflitos e contradições a serem superados. (BRASIL, 1998, p.11). Diante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os professores indígenas vêm afirmando sobre a necessidade de contarem com currículos mais próximos às suas realidades, mais condizentes com as demandas de seus povos.
II. Os professores indígenas vêm afirmando sobre a necessidade de contarem com uma base curricular normativa, seguida em seu rigor tanto por escolas indígenas ou não -indígenas, em todo território nacional.
III. Faz-se fundamental que os sistemas educacionais estaduais e municipais considerem a diversidade cultural e étnica dos povos indígenas do país, para assim viabilizarem alternativas para o funcionamento de suas escolas.
IV. A construção e implementação de propostas curriculares relevantes e culturalmente sensíveis requerem uma análise constante, crítica e informada por parte das pessoas diretamente relacionadas à tarefa docente, ou seja, os professores das escolas indígenas.
Assinale a alternativa correta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes precisam desenvolver habilidades de vida para aprenderem a lidar com os desafios do cotidiano. As chamadas habilidades de vida devem estimular o bem-estar biopsicossocial do indivíduo em desenvolvimento. Essa afirmativa indica que a educação deve ser vista como uma atividade:

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