Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Sobre o planejamento escolar, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação às teorias de Libâneo.

( ) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
( ) O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
( ) O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com Luckesi, analise a sentença abaixo:
A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso contribui em todo o percurso da ação planificada (1ª parte). A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção (2ª parte). Ou seja, a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

A Educação 3.0 é a tecnologia de pessoas, que integra pessoas. Para usar as tecnologias digitais de forma inovadora nas práticas docentes, precisa-se solucionar alguns problemas simultaneamente:

I. Melhorar a infraestrutura tecnológica, pois existem escolas que receberam computadores e não têm luz elétrica ou acesso à Internet.
II. Melhorar o acesso à rede: é preciso investir e melhorar a banda larga, entender que conexão é uma necessidade básica da população.
III. Formar adequadamente os professores para a cultura digital, pois muitos professores não sabem o que e nem como fazer uso das tecnologias digitais em suas práticas docentes.

Quais estão corretas? 

A avaliação que é utilizada como uma forma de controle no final do ano ou do curso para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral, chama-se avaliação:

Sobre uma determinada metodologia de ensino, analise as características abaixo:

 O conteúdo é estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula.
 O estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.
 O professor, em sala de aula, deixa o papel de expositor de informação e passa a mediar atividades envolventes e desafiadoras, com o objetivo de direcionar e orientar o estudante na construção do seu próprio conhecimento.

As características acima definem a metodologia:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis