Questões de Pedagogia da FAU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FAU

A Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI,1991) é um marco no movimento educacional brasileiro e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica propõe, segundo Saviani (1991), que a educação escolar identifique formas de saberes produzidos historicamente, compreendendo suas principais manifestações. Sobre a pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:

Ao longo da história da constituição do processo de ensino e aprendizagem temos a materialização de diferentes tendências pedagógicas na educação brasileira. Cada tendência apresenta uma concepção de ensino aprendizagem. Assinale a alternativa que indica a tendência pedagógica que apresenta ênfase na organização racional dos meios, visando à formação em massa de mão de obra com o máximo de eficiência e eficácia: 

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´S) reúnem princípios, fundamentos e procedimentos para a educação nacional. O trecho a seguir foi retirado das diretrizes “Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados” (BRASIL, 2009, p.11). A primeira etapa da educação expressada neste trecho das Diretrizes referese:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) lei 9.394/96 define os princípios e fins da educação. São princípios definidos pela LDB para a educação nacional:
I - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. II - Vinculação entre a educação escolar, a religião e as práticas políticas. III - Consideração com a diversidade étnico racial. IV - Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
A única alternativa que contempla corretamente os princípios definidos na LDB é: 

O desenvolvimento infantil apresenta três aspectos importantes: padrões universais, diferenças individuais e influências ambientais. O desenvolvimento deve ocorrer normalmente numa sequência ou ritmos semelhantes, de acordo com padrões normais do desenvolvimento infantil. Os determinantes responsáveis pela Cognição e Comportamento do desenvolvimento humano são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis