Questões de Pedagogia da Dom Cintra

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Dom Cintra

Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, “há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento.” (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:

A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:

Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:

“Colocadas as questões e organizados os meios de trabalho (folhas de exercícios, mapas, ilustrações, etc.), os alunos desenvolvem a tarefa. Uma vez concluída, um aluno do grupo informa a classe dos resultados e passa-se a uma conversação dirigida pelo professor.” (Libanio, 1994, p.170)

A partir da situação apresentada acima, o método de ensino utilizado pelo professor é o de:

Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis