Questões de Pedagogia da CONSESP Concursos

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Listagem de Questões de Pedagogia da CONSESP Concursos

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:

Assinale a alternativa correta de acordo com Maria da Glória Seber:

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

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