Questões de Pedagogia da CEPERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CEPERJ

#Questão 1051880 - Pedagogia, , CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI), Lei 11.096 (BRASIL, 2005), Paula (2009) destaca uma problemática no que se refere ao incentivo do aprofundamento da privatização do sistema de ensino superior. Marque a alternativa que representa a problemática apontada pela autora supracitada:

#Questão 1051881 - Pedagogia, Legislação da Educação, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Historicamente a escola tem sido um espaço para grupos homogêneos, entretanto com o paradigma da Educação Inclusiva, além do arcabouço legal para garantir a inclusão de alunos com necessidades específicas na aprendizagem, tem-se investido em pesquisas voltadas para práticas que proporcionem, além do acesso desse alunado nas escolas comuns, com a prática da bidocência. Marque a alternativa que caracteriza este tipo de prática pedagógica para a inclusão escolar.

#Questão 1051882 - Pedagogia, , CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Segundo Perrenoud (1999), nenhuma didática deveria ignorar a heterogeneidade dos estudantes, devendo ser considerados aspectos que abordem a diversidade na formulação de avaliações escolares. Neste contexto, marque a alternativa que se refere a um aspecto adequado a uma prática avaliativa que considere a diversidade no ensino da língua materna: 

#Questão 1051883 - Pedagogia, , CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Assinale a alternativa correta, considerando a Sociologia como uma ciência que oferece elementos teóricos para o estudo de processos educativos e a prática da escola no contexto social, tendo como intenção à transformação social, podemos afirmar que essa ciência, teve origem no século XIX, com o pensamento sociológico funcionalista de: 

#Questão 1051884 - Pedagogia, Legislação da Educação, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Pedagogo

Na história da educação brasileira há um marco relevante no início dos anos 1990 relativo a história da Educação Especial, devido ao movimento mundial pela inclusão escolar.
Sabe-se que nesse processo, a transformação de nossas escolas em espaços que abarquem uma nova filosofia na qual todos tem direito a aprenderem juntos, revela-se até os dias atuais como complexo.
De acordo com Glat (2007), existem fatores que interferem na mudança de paradigma no ambiente escolar.
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) as sentenças que apontam motivos que dificultam a implementação desse processo:
(  )A falta de um debate sobre referente as práticas mais adequadas e inclusivas nos programas de formação docente inicial e continuada.
(  )O fato de existirem alunos com condições intrínsecas da sua deficiência que impedem a consolidação da aprendizagem do currículo escolar.
(  )Dificuldade de comunicação entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os docentes que atuam no Ensino Comum.
(  ) Currículos fechados que impossibilitam a flexibilização do ensino.

Após sua análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis