Questões de Pedagogia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da AMEOSC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, que os alunos sejam capazes de:

Baseado na leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, leia o trecho abaixo:

“No eixo temático __________________ prevalecem estudos comparativos para a percepção das semelhanças e das diferenças, das permanências e das transformações das vivências humanas no tempo, em um mesmo espaço, acrescentando as caracterizações e distinções entre coletividades diferentes, pertencentes a outros espaços.”.

A lacuna se refere ao eixo temático:

Tanto no primeiro quanto no segundo ciclo do ensino fundamental, repetem-se conteúdos comuns quanto as temáticas históricas, de modo que estão presentes:

I. Análise de documentos de diferentes naturezas.

II. Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas, etc.

III. Conhecimento e uso de diferentes medidas de tempo.

IV. Comparação de informações e perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.

Podemos afirmar que:

Lev Vygotsky defende o papel das relações sócio históricas no desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo em que seu desenvolvimento ocorre em função de características do meio social em que vive, também existem questões inerente à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar que Vygotsky defende:

Leia as afirmações sobre as tendências pedagógicas liberais e responda a seguir:

I. A tendência pedagógica liberal tradicional defende o ensino humanístico, de cultura geral, de modo que diferenças de classe são desconsideradas, assim como o contexto do aluno.

II. A tendência pedagógica liberal renovada visa a formação de atitudes, centrado no aluno, de modo que o professor é visto como facilitador.

III. A escola tecnicista defende que o conhecimento é adquirido por meio da repetição, imitação e formação de hábitos.

IV. A tendência liberal não-diretiva defende que a avaliação tradicional não tem muito sentido, estimulando a realização de auto avaliações.

Pode se afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis