Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

Sobre as ações propostas por Grispun para a reflexão sobre o comportamento dos alunos, são feitas as afirmativas abaixo.

I Desvelá-lo, trazendo à tona o que está oculto, menosprezado ou alienado.

II Analisá-lo, priorizando o que, para o indivíduo, é o essencial, o relativo, o articular, o coletivo, o duradouro, o efêmero, o transformador, o ameaçador, etc.

III Relacioná-lo com os outros cotidianos com os quais o indivíduo convive.

IV Discuti-lo, interrogando sobre as determinações e obrigações, sobre as ambiguidades, sobre as diferenças e desigualdades.

Das afirmativas acima, estão corretas:

Para Szpacenkopf, o conflito é um dos agentes que falam a favor da igualdade e da não hierarquização. Ao contrário do que se pode pensar, o conflito é fundamental no sistema político e fator essencial de socialização. Se a sociedade hierárquica distingue classes, criando inúmeras desigualdades, ou mesmo estimulando e atuando com segregações, a sociedade que defende a igualdade dos homens e dos direitos permite que os homens discordem profundamente, consequência natural de quem está numa relação de proximidade, respeito e reconhecimento recíproco. A partir desta proposição sobre conflito, compreende-se que a autora conclui que só há conflito, discordância sem medo do debate, se:

Segundo Soares (em Maia), a formação da identidade para os jovens é um processo penoso e complicado. As referências positivas escasseiam e se embaralham com as negativas. A identidade só existe no espelho, e esse espelho é o reconhecimento dos outros. É a generosidade do olhar do outro que devolve ao jovem a própria imagem ungida de valor. Por definição, mais expostas à angústia e insegurança do desemprego, as pessoas de baixa renda enfrentam com maior frequência as tensões que desestabilizam emoções e corroem a autoestima. Na conclusão do autor:

“Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire)

Numa perspectiva progressista, ensinar é:

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede. Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis