Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

A boa Educação, segundo Grinspun, não se esgota apenas no racional, mas engloba:

Para Winnicott, o provimento para a criança na saúde e na crise deve partir de um padrão que consiste na identificação com o indivíduo, de tal maneira que seja possível prover aquilo de que ele necessita a qualquer momento. Para este padrão é necessário, além da provisão para concretizar o impulso criativo da criança:

Dominar a leitura e a escrita, a linguagem matemática, os conceitos da história, da geografia e das ciências é o objetivo imprescindível de qualquer sistema educacional básico, mas somente terá real significação se estiver integrado a um projeto de educação:

“Mãe, não quero mais ser preto, quero ser branco.” A mãe foi surpreendida por essa frase, dita pelo filho de oito anos, na saída da escola. O menino prontamente respondeu que estava cansado de ser sempre o bandido, quando brincava com os colegas na hora do recreio.

Para a Psicóloga Rosely Sayão, “a escola tem sido um ambiente indiferente a essas questões. Ela não desenvolve nenhum trabalho sistemático sobre assunto e pratica, portanto, a política do avestruz: enfia a cabeça no chão para não ver os problemas à sua frente. (...) Lutar contra o preconceito também é uma responsabilidade da escola, afinal, trata-se de educação”.

Para a autora é preciso honrar uma expressão que toda escola sustenta em seu projeto pedagógico que é:

“Hoje, há uma grande discussão a respeito do grau de responsabilidade da família e da escola na educação das crianças. Isso gera um frequente jogo de empurra, principalmente por parte da escola, que ainda não se adaptou aos novos tempos e insiste em que a sua função é a transmissão do conhecimento. Não é mais. À família cabe a formação dos filhos para que se tornem pessoas de bem.

À escola cabe a formação dos alunos para que se tornem cidadãos ativos, críticos, livres, capazes de buscar a justiça, de ser solidários, respeitosos e, acima de tudo, capazes de apreciar a diversidade.” (Rosely Sayão) Para a psicóloga, a educação familiar e a escolar são radicalmente diferentes. São formações diferentes e complementares.

 Para educar, a família e a escola têm por base, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis