Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

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Listagem de Questões sobre Temas Educacionais Pedagógicos

#Questão 943435 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de São João do Polêsine - RS, Professor de Educação Infantil e nas Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre diversidade, analise as afirmações abaixo: 
1. A diversidade é a convivência de pessoas diferentes em relação ao gênero, à cultura, orientação sexual e etnia em um mesmo espaço. 2. No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. 3. É por meio da diversidade que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero. 4. É muito importante que a diversidade escolar seja valorizada em várias situações, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

#Questão 943438 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de São João do Polêsine - RS, Professor de Educação Infantil e nas Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Analise as assertivas abaixo sobre o papel do professor na metodologia da sala de aula invertida:
I. Auxilia o aluno na busca do aprendizado. II. Percebe as necessidades de cada turma. III. Leva o aluno a problematizar o que foi aprendido.
Quais estão corretas? 

#Questão 943441 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de São João do Polêsine - RS, Professor de Educação Infantil e nas Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sobre uma determinada teoria da aprendizagem, analise as características abaixo:
•  Os comportamentos do ser humano são aprendidos. •  Atribui-se imenso poder ao ambiente. • O ambiente, mais do que a hereditariedade ou mecanismos inatos, determina o comportamento. • O comportamento é definido como um objeto observável, mensurável e que pode ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos.
As características acima definem a Teoria: 

#Questão 943459 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 55)
Em relação a concepção de avaliação apresentada nos PCNs, analise as afirmativas baixo:
I. A avaliação acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. A avaliação das aprendizagens não pode ser relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.
III. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 943460 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023, Prefeitura de Bombinhas - SC, 2023 - Prefeitura de Bombinhas - SC - Professor de Ensino Fundamental I

“A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história. Dessa forma, se produz linguagem tanto numa conversa de bar, entre amigos, quanto ao escrever uma lista de compras, ou ao redigir uma carta — diferentes práticas sociais das quais se pode participar”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília. p. 22)
Sob essa perspectiva, em relação a língua e a linguagem, é incorreto afirmar:

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