Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

#Questão 943566 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPB - EF - ANOS FINAIS - HISTÓRIA

De acordo com a BNCC, se a ênfase do ensino de história no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é a compreensão do tempo e do espaço, no sentido de pertencimento a uma comunidade, no Ensino Fundamental – Anos Finais a dimensão espacial e temporal vincula-se à:

#Questão 943567 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPB - EF - ANOS FINAIS - GEOGRAFIA

Um dos pontos centrais proposto pelo conteúdo curricular de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Sendo assim, os princípios do raciocínio geográfico previstos na BNCC que podem ser trabalhados no cronograma abaixo, são:


No 7º ano, os objetos de conhecimento abordados partem da formação territorial do Brasil, sua dinâmica sociocultural, econômica e política. Objetiva-se o aprofundamento e a compreensão dos conceitos de Estado-nação e formação territorial.

#Questão 943568 - Pedagogia, Legislação da Educação, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPB - EF - ANOS INICIAIS E FINAIS - ARTE

A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre a dimensão Estesia, é CORRETO afirmar que:

O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014 definiu diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período. Ao assegurar o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidade, o PNE pressupõe a
I. articulação curricular descritiva do desenvolvimento com as propostas pedagógicas. II. aplicação de recursos públicos como proporção do produto interno bruto. III. erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. IV. promoção humanística, científica e tecnológica do país. V. introdução dos conteúdos básicos essenciais para todos os alunos.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

A Base Nacional Comum Curricular traz competências gerais que devem ser desenvolvidas na Educação Básica. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo e assinale a sequência válida.
?  Uma das competências é “Argumentar com base em fatos, dados e informações, independentemente das suas fontes, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns”. ? Competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. ?  As competências da BNCC estão alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ?  Dentre as competências está a valorização e fruição das diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também a participação de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Uma das competências é “Agir sempre coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.

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