Questões sobre Geral

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Considere os seguintes itens:

I. "... é mais estável e menos sujeito a mudanças ..."

II. "... é mais dinâmico e mais flexível ..."

Os itens I e II identificam, respectivamente, o

Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:

I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.

II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.

III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

A avaliação está presente em toda a vida escolar, além de marcar as práticas pedagógicas e as relações sociais. Como parte do processo de ensinoaprendizagem, ela se torna relevante quando apreendida no contexto escolar em que ocorre. Segundo Juan Manuel Alvarez Mendes (2002) a avaliação que faz alusão à necessária participação de todos os sujeitos que se vêem afetados, principalmente professor e aluno, não como meros expectadores ou sujeitos passivos "que respondem", mas que reagem e participam das decisões que são adotadas e que lhes afetam. Neste sentido, o autor está referindo-se à avaliação:

Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida nas escolas ou nos sistemas estaduais e municipais de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação no país. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando concretude às direções traçadas pelas políticas. Neste sentido, a gestão democrática na educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais. Diante disso é correto afirmar que gestão democrática é:

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