Listagem de Questões sobre Geral
As instituições de educação profissional de nível tecnológico estão integradas em território brasileiro através do "Sistema Nacional de Educação Tecnológica", o qual tem sua coordenação centrada no:
Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC
Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET
Centro de Educação Tecnológica – CET.
A educação profissional de nível técnico está regulamentada com as seguintes características, exceto:
suas diretrizes curriculares estão associada às políticas de desenvolvimento econômico do país
considera o aluno, jovem ou adulto, como cidadão produtivo.
representa a dimensão primeira do ensino médio
é uma modalidade de educação complementar à educação básica
sustenta o itinerário formativo em matrizes curriculares pautadas nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização
A educação profissional de nível técnico destina-se à:
orientação geral para o trabalho de alunos vinculados ao ensino fundamental.
proporcionar formação profissional a alunos egressos do ensino fundamental
habilitar para o exercício de profissões, alunos concluintes de cursos tecnológicos
promover reprofissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia
proporcionar habilitação profissional a alunos vinculados ou egressos do ensino médio
Quanto à Educação Especial, a LDB estabelece:
I. Exclusividade de oferta na rede oficial de ensino, o que representa fator de cidadania, à medida em que promove a inclusão social.
II. Obrigatoriedade de serviço de apoio especializado na rede oficial de ensino, com vistas ao melhor atendimento e garantia de promoção da clientela, independente do tipo de deficiência que nela se registre.
III. O atendimento oficial na rede regular de ensino tem início a partir de 7 anos, uma vez que a faixa etária anterior exige maiores cuidados, tanto para o aluno deficiente quanto para o não deficiente
Somente a alternativa I responde corretamente à questão
Somente a alternativa II responde corretamente à questão
Somente a alternativa III responde corretamente à questão
Todas as alternativas estão incorretas.
Todas as alternativas estão corretas
Considerando os termos do Título IV da LDB, que trata da Organização da Educação Nacional, observa-se no rol de incumbências da União a tarefa de "estabelecer em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum"; tarefa essa que se revela cumprida através da definição pelo MEC:
I. dos elementos constitutivos da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada do currículo escolar brasileiro.
II. do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
III. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
IV. dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As alternativas I, II, III respondem corretamente ao enunciado
As alternativas II, III e IV respondem corretamente ao enunciado
As alternativas I, III e IV respondem corretamente ao enunciado
Somente a alternativa I responde corretamente ao enunciado
Todas as alternativas respondem corretamente ao enunciado
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