Questões sobre Fundamentos da Educação da ESAG

O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:

I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.

II. Pesquisador da realidade.

III. Articulador na prática educativa.

IV. Controlador dos problemas dos alunos.

Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todas as proposições são falsas.

  • B.

    Somente a proposição I é verdadeira.

  • C.

    Somente as proposições I e III são verdadeiras.

  • D.

    Apenas a proposição IV é falsa.

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O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:

  • A.

    Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.

  • B.

    Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.

  • C.

    Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.

  • D.

    Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.

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Conforme o autor assinale a alternativa correta:

  • A.

    As atividades educativas tendem a ocorrer de forma não intencional de acordo a visão fragmentada de cada professor.

  • B.

    O processo de apropriação encontra-se desvinculado dos processos sociais e educativos.

  • C.

    O conhecimento deve ter uma dimensão fragmentadora dos diferentes campos do saber levando as ações isoladas e restritivas.

  • D.

    Educar significa integrar os diferentes saberes de modo a buscar a aproximação entre conceitos fundamentais das diferentes unidades curriculares a partir de um eixo temático.

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Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel

  • A.

    Considerando o aluno como principal objetivo de modo a analisar as relações que ele estabelece, procurando socializá-las como uma participação mais crítica.

  • B.

    Consolidando espaços interativos assumindo a condição de articuladores pedagógicos em uma nova cultura, já que é preciso entender que a intervenção acontece, sobretudo, nos diferentes espaços educativos

  • C.

    Sensibilizando os alunos, as famílias, os professores, a administração para uma ação autocrática.

  • D.

    Organizando a informação dos alunos dentro de um processo contínuo de maneira a favorecer a adaptação destes à vida escolar.

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A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:

  • A. A educação tem como principal função estimular a criação de modelos pedagógicos homogêneos para atender as expectativas da comunidade.
  • B. Os pedagogos que tratam de forma igual os alunos reduzem vertiginosamente as taxas de evasão escolar, cumprindo assim a missão de uniformizar os procedimentos educacionais.
  • C. A segregação é algo a ser perseguido pelos educadores com uma prática pedagógica baseada na função normalizadora e apreciação do mérito pessoal dos alunos.
  • D.

    O acesso à educação pública e de qualidade consiste em um direito dos indivíduos o que não significa igualá-los entre si e sim buscar alternativas para minimizar as desigualdades sociais

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