Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

#Questão 1049727 - Pedagogia, Educação Infantil, FEPESE, 2022, Prefeitura de Balneário Camboriú - SC, Professor Anos Iniciais - 20/40h - Edital nº 005

Pesquisas demonstram “que as crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita não só se motivam para ler e escrever, mas começam, desde cedo, a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades […] No entanto, é preciso recordar que esse contato por si só, sem mediação, não garante que nossas crianças e nossos jovens se alfabetizem, ou seja, que se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética.” (Cf. Documento Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade; MEC, 2007, p. 70).
Durante o processo de alfabetização, as crianças precisam compreender diversos princípios, tais como:
    1. Uma letra é algo estável, que sempre aparece em determinada posição no interior de uma determinada palavra, e não é apenas “a letra do nome de uma pessoa ou de uma coisa”.        2. Na língua portuguesa há sílabas que não possuem vogal.      3. As letras representam os sons e não os significados ou outras características físicas das coisas às quais aquelas palavras orais se referem.      4. As letras substituem algo, os segmentos sonoros mínimos, que chamamos de grafemas.     5. A ordem em que registramos as letras no papel corresponde à ordem em que pronunciamos os segmentos sonoros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1049729 - Pedagogia, Educação Infantil, FEPESE, 2022, Prefeitura de Balneário Camboriú - SC, Professor Anos Iniciais - 20/40h - Edital nº 005

Analise o excerto abaixo extraído do texto Letramento e alfabetização: as muitas facetas (2004) da autora Magda Soares.
“Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco. Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis:
(1) desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de (2) , isto é, através de atividades de (3) , e este(a), por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações (4) , isto é, em dependência do(a) (5) ” (SOARES, 2004, p. 14).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

#Questão 1049734 - Pedagogia, Educação Infantil, OBJETIVA, 2022, Prefeitura de São Marcos - RS, Professor - Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Edital nº 002

De acordo com Soares in KISHIMOTO, sobre alfabetização e letramento, analisar a sentença abaixo:
Embora as atividades de alfabetização e letramento se diferenciem tanto em relação às operações cognitivas por elas demandadas, quanto em relação aos procedimentos metodológicos e didáticos que as orientam, essas atividades devem se desenvolver de forma integrada (1ª parte). A base será sempre o letramento, já que leitura e escrita são, fundamentalmente, meios de comunicação e interação, enquanto a alfabetização deve ser vista, pela criança, como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua (2ª parte).
A sentença está: 

#Questão 1049739 - Pedagogia, Educação Infantil, OBJETIVA, 2022, Prefeitura de São Marcos - RS, Professor - Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Edital nº 002

De acordo com SOARES, sobre o processo de alfabetização, analisar a sentença abaixo:
A natureza complexa e multifacetada do processo de alfabetização e seus condicionantes sociais, culturais e políticos têm importantes repercussões no problema dos métodos de alfabetização (1ª parte). A natureza complexa do processo de alfabetização evidencia como tem sido apenas parcialmente enfrentado o problema da identificação dos pré-requisitos e da preparação da criança para a alfabetização (2ª parte).
A sentença está:

#Questão 1049790 - Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Ciências

A alfabetização científica está relacionada à mudança dos objetivos do ensino de Ciências com enfoque geral na formação da cidadania. Aprender Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante para:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis