Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

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Listagem de Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.

Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.

Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.

Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.

Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.

As questões colocadas acima dizem respeito ao:

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é

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