Questões de Pedagogia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

#Questão 945958 - Pedagogia, Educação Infantil, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

O mundo do trabalho requer, como demostrou o documento do texto, pessoas letradas como forma de superar as desigualdades sociais no Brasil. A BNCC perpassa vários conceitos de letramento, respaldados em várias correntes teóricas.
Assinale a alternativa em que NÃO há um conceito possível para letramento.

#Questão 945959 - Pedagogia, Educação Infantil, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

A relação entre oralidade e letramento é evidente nos estudos da linguagem e deve ser um conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Marcuschi propõe o conceito de RETEXTUALIZAÇÃO como uma atividade comum das práticas de linguagem, com quatro processos: da fala para a escrita, da fala para a fala, da escrita para a fala, e da escrita para a escrita.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito mais assertivo para retextualização.

#Questão 945960 - Pedagogia, Legislação da Educação, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta de forma mais assertiva os objetivos do ensino da Literatura para o segmento dos Anos Finais do Ensino Fundamental, segundo a BNCC.

#Questão 945961 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

Eliana Ruiz, no livro “Como se corrige redação na escola” (Ed. Mercado das Letras, 2003, p. 221), identificou quatro tipos de estratégias interventivas nas correções feitas pelos professores em produções textuais:
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas? da „moléstia? textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas? poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes?, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.

#Questão 945962 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Língua Portuguesa

As análises de atividades de práticas de linguagem que atravessam modernos meios de comunicação requerem do professor de língua portuguesa percepção que englobe o letramento digital. Assinale a atitude do uso da internet em que não há o papel do “lautor”, segundo a definição apresentada no texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis