Questões de Pedagogia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2023

Para construir um padrão de qualidade torna-se imprescindível assegurar o acesso, a inclusão e a permanência dos estudantes na escola. A construção do processo para a qualidade social necessita da ação coletiva, o envolvimento de todos que fazem parte do processo educativo, para tornar-se realidade. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no Artigo 9º, lemos “a escola de qualidade adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos”:
I. Ratear o projeto político-pedagógico e, também a avaliação das aprendizagens que são instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II. Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III. Integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias e dos agentes da comunidade interessados na educação.
IV. Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde e meio ambiente.
Assinale a alternativa correta referente aos requisitos disposto no Artigo 9º.

Os fundamentos e princípios da interdisciplinaridade e a contextualização no ensino médio procuram melhorar a visão de mundo dos estudantes. Durante a formação do estudante o propósito é desconstruir a ideia da verdade absoluta em relação aos fatos e temas que compõem a vida em sociedade e motivar os jovens e os adultos a investigarem os dados consultando suas origens. A seguir, estão descritos alguns dos fundamentos e dos princípios interdisciplinares, e definições, que podem ser estratégias pedagógicas positivas na formação do estudante. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O diálogo entre os estudantes proporciona a aprendizagem de si mesmo, dos outros e do mundo.
( ) O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas.
( ) Conhecer os desejos, e desafios, reais do estudante favorece e desenvolve o conhecimento, conhecer o seu projeto de vida abre caminhos para articular a proposta pedagógica e as necessidades reais do estudante.
( ) Utilizar e realizar o registro como uma ação secundária. O registro das vivências, experiências, deve ser feito quando o tempo for suficiente na programação pedagógica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 945860 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

A prática avaliativa nas escolas indígenas pode se organizar em três momentos, sendo: a avaliação diagnóstica, a avaliação contínua e a avaliação final. Sobre os tipos, assinale a alternativa correta.

#Questão 945861 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Sobre a concepção de objetivos, presentes no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, assinale a alternativa correta

#Questão 945862 - Pedagogia, Legislação da Educação, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor de Educação Indígena

Assinale a alternativa incorreta sobre o texto a seguir.
A formação de professores indígenas será desenvolvida no âmbito das instituições formadoras de professores e será orientada pelas diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena. Os cursos de formação de professores indígenas darão ênfase à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis