Questões de Pedagogia do ano 2022

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2022

Ortega e Del Rey (2002) sinalizam a necessidade de um projeto de educação para a convivência, visando a aprendizagem de resolução e prevenção de conflitos e fenômenos de violência de forma pacífica, dialogada e democrática.


A sequência das fases do projeto de melhoria da convivência na escola, proposto pelas autoras, está correta em:

Notoriamente, vemos a essencialidade da educação como propulsora do desenvolvimento integral do ser humano que, como indica Freire (1996, p. 26), ainda se encontra “inacabado” e, tendo consciência dessa sua condição, percorre o caminho da busca do seu aperfeiçoamento, principalmente por meio do processo educacional que requer, de todos os sujeitos, incansável engajamento e responsabilidade social. Alinhada a esse compromisso, a Constituição Federal (1988), estabelece: A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1998, p. 123). Evidenciando a necessidade da interação escola-família para a educação de qualidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no seu Art. 12, atribui aos estabelecimentos de ensino a missão de “articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola” (BRASIL, 1996, p. 5). Desse modo, a escola se mobilizará no sentido de promover a participação efetiva da família e da comunidade no processo educativo de seus integrantes. Na descrição interrelação escola-família-comunidade, caracterizada pelo objetivo de garantir ao educando o direito à educação eficaz e com equidade. Assinale a alternativa com a ação necessária que envolve Família, Escola e Comunidade.

Tendo em vista o que determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional para a organização dos currículos escolares, é CORRETO afirmar.

I. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório, na Base Nacional Comum Curricular, dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.
II. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
III. Dentre os critérios que tornam a prática da Educação Física facultativa para os alunos, incluem-se “ser maior de 21 anos de idade” e “cumprir jornada diária de trabalho igual ou superior a quatro horas”.
IV. Somente nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos, é obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
V. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, dentre outras vantagens, progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho.

São verdadeiras as afirmações:

O padrão mínimo de qualidade da educação, de que trata o § 1º, do Art. 211, da Constituição Federal, conforme inclusão contida na Emenda Constitucional nº 108, de 2020, considerará as condições adequadas de oferta e terá como referência:

#Questão 1052416 - Pedagogia, , FUNDATEC, 2022, Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR, Professor de Educação Infantil - Nível I

De acordo com Vasconcellos (2000), o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis, que são:

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