Questões de Pedagogia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2017

“Sabe-se que nem todos conseguem levar do princípio ao fim seus projetos de vida. Todos os projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos. Em consequência, às vezes, temos que priorizar alguns e abandonar ou postergar outros. Nas empresas, por exemplo, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado. Podemos perceber que o planejamento e a execução de projetos vêm sendo praticados e realizados há milhares de anos pelas civilizações” (IFOMEP. Disponível em: http://www.ifomep.org.br/ ava/cursos/aperfeicoamento/gerenciamento_projetos/ apoio1.pdf.

 Acesso em: 27 de ago.2017, às 12h48). A respeito da acepção e finalidades de projetos:

I. Intenciona contribuir para a solução de problemas, transformar ideias e oportunidades em ações.

II. Pode ser iniciado para aproveitar uma oportunidade, para atender a um pedido do cliente, a um avanço tecnológico, a uma exigência legal ou a uma necessidade social ou ambiental.

III. Não são relevantes para qualquer profissão ou a especialidade a que se dedique, pois sua estrutura e especificidade não atendem determinados contextos.

IV. Empreendem técnicas e conceitos da administração e gestão de projetos.

V. A maior diferença entre as operações e um projeto não está na continuidade e na repetição das operações.

Estão corretas as afirmativas:

“O educador seja pedagogo, seja licenciado […] deve ter uma consciência crítica para transformar sua ação pedagógica num instrumento de construção e reconstrução do processo de conhecimento sem o qual não há civilização” (CARDOSO, Elpídio et al, 1993; s/p). A esse respeito, considere a seguir as contribuições formativas dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da educação atrelada ao entendimento de sabedoria atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Considerando a filosofia o exercício do pensamento direcionado, ela não deve apenas conhecer o que disseram os pensadores. Ela precisa modelar o pensamento. Este é o seu compromisso histórico, desde Pitágoras, que formulou o seu nome: filos + sofia (o amigo da sabedoria)

( ) Sendo a sabedoria ampla, abrangente e evolutiva, está na criatividade do pensamento humano a vida da filosofia

( ) A filosofia da educação, considerada esta uma atividade social de comunicação e a filosofia da pedagogia, como inspiradora das ciências da educação, são o exercício livre e criativo das inteligências pensantes que destas realidades se preocupam

( ) No livre exercício do pensamento que gera a filosofia e que por ela é gerado, deve haver lugar para todas as direções. E dos vetores da roda d’água deste moinho, se expandirá a sabedoria

( ) É apenas na filosofia aristotélico-tomista nem na ideologia do partido único anterior à Perestroika, que se fundamentam as ciências pedagógicas, portanto não na livre expressão das ideias que um novo currículo e uma nova metodologia nascerão

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Na “Tendência Pedagógica Liberal Tradicional” a aprendizagem:

I. Está baseada no desempenho.

II. É receptiva e mecânica.

III. Modifica as percepções da realidade.

IV. Está estreitamente ligada à memorização.

V. Se dá entre os outros a partir das vivências.

Estão corretas as afirmativas:

Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém” [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho” [...] “Aprendemos através do mundo” (2011; p. 95-101). Se essas premissas forem consideradas pelo profissional pedagogo no exercício de seu trabalho pedagógico, serão perceptíveis no ambiente laboral:

I. Diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem.

II. Treinamentos para a resolução de problemas.

III. O educar e ser educado.

IV. Incentivos às trocas de experiências.

V. Capacitações para mistificação da realidade.

Estão incorretas as afirmativas:

Assinale a alternativa correta. A docência envolve o professor em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação (GRILLO, 2004, p. 78). A prática como resultado se atrela a um elemento muito conhecido por educadores ao iniciarem o planejamento de suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Este elemento refere-se ao:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis