Questões de Pedagogia do ano 2016

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2016

#Questão 171237 - Pedagogia, Geral, FAEPESUL, 2016, Prefeitura Morro da Fumaça - SC, Professor de Ensino Infantil e Fundamental

Em relação às reuniões pedagógicas, avalie a organização delas nas seguintes instituições:

I. Na escola X as reuniões pedagógicas ocorrem periodicamente e sempre por área, a fim de que o trabalho fique mais articulado. O grupo tem consciência de que deve-se evitar a fragmentação.

II. A escola Y, a fim de garantir o vigor das reuniões e qualificar o trabalho coletivo, sistematiza as reflexões manifestadas através do registro. O grupo tem consciência de que na ausência do registro não se avança, volta-se sempre às mesmas questões.

III. A escola W sempre organiza as reuniões de forma que em uma semana a responsabilidade é da direção, em outra da supervisão, em outra dos professores, etc. O grupo tem consciência da importância de buscar textos para a reunião e dinâmicas diversificadas, independente de qualquer vínculo com a caminhada que o coletivo vem fazendo.

A respeito das reuniões pedagógicas, assinale a opção CORRETA:

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional

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