Questões de Pedagogia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2011

#Questão 143292 - Pedagogia, Processo de ensino-aprendizagem, IPAD, 2011, SENAC/PE, Técnico em Coordenação Pedagógica

Consoante com uma concepção de ensino e de avaliação comprometida com a formação do aluno, mediante o desenvolvimento de aprendizagens significativas, o erro deixa de constituir uma questão desafiadora e primordial para o ensino. Diante dessa reflexão, analise as afirmações abaixo:

1. O erro se traduz em oportunidade didática para que o professor possa organizar o seu ensino, possibilitando situações didáticas compatíveis com a realidade do aluno.

2. O professor precisa ser valorizado pela capacidade que apresenta para constatar o erro no processo de aprendizagem do aluno, tarefa que lhe é inerente no processo de avaliação processual e formativa dos alunos.

3. O erro tanto pode ser visto de forma negativa, ao ser utilizado para punir o aluno; como pode ser compreendido como positivo, ao se traduzir em oportunidade para o aluno refazer o processo de conhecimento.

Está(ão) correta(s)

Analise as afirmativas abaixo:

1. A interdisciplinaridade tem como proposta promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre sujeitos-sociedade-conhecimentos na relação professor-aluno, professor-professor e alunoaluno, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e vivo e os conteúdos e/ou temas geradores sejam problematizados e vislumbrados juntamente com as outras disciplinas.

2. A interdisciplinaridade é o elo entre profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexão mútua, em substituição à concepção fragmentária do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstáculos educacionais.

3. A interdisciplinaridade exige uma atitude de abertura democrática e de responsabilidade, exigindo que o professor desenvolva uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro, estando disposto a vivenciar a dialogicidade conforme defende Freire (1996).

4. A interdisciplinaridade resgata a importância do “outro”, sem o qual não pode haver a troca mútua da evolução do pensamento e da linguagem, e amplia os horizontes dentro do processo sócio-histórico educacional, resgatando a importância do conhecimento, das potencialidades, dos limites, das diferenças e do processo criativo de cada ciência, respeitando-se, assim, a relatividade entre elas.

Estão corretas:

As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:

1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.

3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.

5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.

Estão corretas as afirmativas:

Paulo Freire, em seus estudos, refletiu sobre a educação bancária e a educação problematizadora. Sobre a educação bancária, o autor aponta uma característica da aprendizagem praticada pelo professor. Marque a alternativa que aponta tal característica.

“A instituição escolar, tradicionalmente, tem organizado o seu tempo como ano escolar, dias letivos, horas/aula, disciplinas escolares, grade curricular, festas para angariar fundos, tempo de alfabetizar, tempo de recuperar, tempo de aprovar, tempo de reprovar, tempo de expulsar... Ao agir desta forma, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar.” Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mexer com os espaços e tempos significa ir além do currículo oficial, pois ele não abarca todas as dimensões do processo educativo, dizendo respeito somente a um determinado nível desse processo, ou seja, às questões normativas.

( ) A educação escolar é um dever social conquistado pelos cidadãos. Ela se concretiza não apenas no dever socialmente acumulado, mas no dever a tempos de socialização, de cultura, de vivência digna da infância, adolescência, juventude e vida adulta.

( ) No cotidiano escolar, os tempos de afetividade dos corpos e das identidades são esquecidos, ou até mesmo considerados proibidos, mas eles existem. Deve-se então incluí-los em nossa organização escolar como tempos pedagógicos.

( ) Reorganizar os tempos é lidar com os diferentes ciclos da vida humana. Isso significa desconsiderar que a experiência escolar está inserida no processo contínuo de desenvolvimento do sujeito. Um processo que se iniciou antes da sua entrada na escola.

( ) O tempo escolar, estruturado em horários curtos e fragmentados, e as condições de trabalho inadequadas dificultam a esses profissionais articularem o seu trabalho docente com a vida, a família, o lazer.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis