Questões de Pedagogia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2010

As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.

II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.

III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.

IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.

São corretas as afirmações

Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento, pode ser concebida de várias maneiras. Segundo ele, a realidade restrita à educação, à saúde ou a qualquer outra atividade humana, dentro da instituição ou do grupo que planeja, é concebida como:

#Questão 578818 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Libâneo, citando Chiavenato, define organização como “unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos”. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.

A gestão democrático-participativa da escola se caracteriza pela participação desta no conselho da secretaria estadual ou municipal de educação.

#Questão 578823 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

#Questão 578824 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2010, IFB, Professor de Ensino Básico

Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Definem-se estratégias pedagógicas como os recursos relacionais que orientam o professor na criação de canais dialógicos com objetivo de adentrar o pensamento do aluno.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis