Questões de Pedagogia do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2003

Para Regina Leite Garcia, a avaliação da aprendizagem sempre foi "uma atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros". Uma das propostas da autora, para que se mude esta prática, é a ênfase no processo e não no produto, considerando

Marília P. Spósito, no livro Gestão Democrática, defende que a gestão democrática poderá constituir um caminho real de melhoria da qualidade de ensino se ela for concebida como mecanismo capaz de

Segundo Antonio Flavio Moreira, "currículos não têm uma existência à parte dos homens que os criam. Currículos são, sim, invenções sociais, como as cidades ou partidos políticos..." Nesta perspectiva, todo currículo implicaria uma seleção da cultura num determinado momento histórico do que se considera ser educação. Para o autor,

Segundo Philippe Perrenoud, existem dez novas competências para ensinar, que podem ser reconhecidas como prioritárias para um novo papel do professor e com a necessidade de renovação da escola. As três competências que traduzem a idéia do autor são:

Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:

Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.

II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.

III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.

Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis