Questões de Pedagogia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia

#Questão 892593 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

De acordo com Moran, as instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos: um mais suave – mudanças progressivas – e outro mais amplo – com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como:

I. O ensino por projetos de forma mais interdisciplinar. II. O ensino híbrido ou blended. III. A sala de aula invertida.

Quais estão corretas?

#Questão 892595 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: o científico-racional e o crítico. Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques acima derivam três concepções distintas de gestão escolar: a concepção técnico-científica, expressão do enfoque científico-racional, a concepção autogestionária e a concepção democráticoparticipativa. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a essas concepções.

Coluna 1 1. Técnico-científica. 2. Autogestionária. 3. Democrático-participativa.
Coluna 2 ( ) Expressa-se, por exemplo, no modelo de gestão da qualidade total, de caráter piramidal, com ênfase no poder centralizado, na divisão técnica do trabalho escolar, visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares, dando maior importância às tarefas do que às pessoas. ( ) Baseia-se na responsabilidade coletiva e recusa qualquer tipo de norma e sistema de controle, priorizando as inter-relações mais do que as tarefas, a ausência de direção centralizada e a acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. ( ) Envolve uma “relação orgânica” entre direção e todos os outros segmentos da escola, primando por objetivos e decisões construídas coletivamente, que posteriormente serão assumidas por cada membro em sua especificidade, de forma organizada e flexível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 892596 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FUNDATEC, 0000, Prefeitura de Alpestre - RS, Provas: 2020 - Professor de Inglês 2020 - Professor - Anos Iniciais 2020 - Professor de Geografia 2020 - Professor de História

De acordo com Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada ______________________ e muito mais distribuída em vários ambientes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Segundo Fernández, na modalidade de ensino denominada _______________, o ensinante não se coloca em uma posição de diferenciação em relação ao conhecimento que vai transmitir. Portanto, ele não dá lugar à construção de conhecimentos. O aprendente, por sua vez, podendo pensar e contando com as estruturas cognitivas para fazê-lo, mostra temor para pensar ou, ainda, um temor para mostrar que pensa e/ou mostrar-se pensando.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Conforme Boynton, sobre os alunos desafiadores, analise as assertivas abaixo e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Solidarizar-se com os sentimentos dos alunos não significa que você concorda com suas ações, mas reconhece seus sentimentos como reais, honestos e normais. ( ) É importante concentrar-se na ação e não no aluno. Há uma distinção importante entre comunicar ao aluno que brigar é inadequado e não permitido e dizer-lhe que é uma pessoa ruim porque estava brigando. ( ) Aulas em ritmo muito lento e períodos de tempo que não foram planejados são estimulantes para os alunos desafiadores, visto que conseguem pensar melhor sobre cada ação que realizam, controlando a ansiedade. ( ) O aluno desafiador está muito acostumado a barganhar e a manipular as situações. É importante ser firme no estabelecimento das consequências para que ele aprenda que não pode manipular uma situação e sair impune.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis