Questões de Odontologia da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da IDECAN

O conhecimento das drogas que controlam a dor é imprescindível para alcançar o controle dos quadros álgicos que podem estar associados à terapia endodôntica. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O mais frequente efeito colateral dos anti-inflamatórios não esteroides é o alérgico.

( ) Não há melhora no controle da dor quando se faz a combinação de um anti-inflamatório não esteroide com um grama (1 g) de paracetamol. Tal associação só contribui para o aumento dos efeitos colaterais.

( ) Estudos têm demonstrado que a administração concomitante de um anti-inflamatório não esteroide e uma combinação de paracetamol-opioide fornece uma analgesia bem maior do que o anti-inflamatório não esteroide isolado.

( ) Nos analgésicos opioides a cada aumento da dose há aumento da resposta analgésica, de modo que o aparecimento de reações adversas não toleradas é o fator limitante da prescrição. Já com anti-inflamatórios não esteroides há uma dose teto para o efeito analgésico, mas não para os efeitos adversos.

A sequência está correta em

Na composição das resinas compostas, normalmente as partículas de cargas são adicionadas à matriz resinosa. São considerados efeitos dessas partículas em relação à resina, EXCETO:

Os pinos intrarradiculares podem ser uma alternativa na restauração de dentes tratados endodonticamente. São consideradas indicações para pinos intrarradiculares rígidos e flexíveis em dentes tratados endodonticamente, EXCETO:

Algumas vezes, a resposta do organismo a um fármaco é diferente daquela desejável. Como se chama a reação qualitativamente diferente da esperada, na maioria dos indivíduos, com mecanismo ainda não bem compreendido, que talvez possa estar relacionada com características genéticas?

#Questão 605178 - Odontologia, Trauma, IDECAN, 2017, CBMDF/DF, Aspirante Cirurgião Dentista

Uma lesão traumática no dente provoca danos a muitas estruturas dentárias e perirradiculares, tornando o tratamento e as consequências dessas lesões multidisciplinares. Em relação ao traumatismo dentário, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo Stephen Cohen, em seu livro Caminhos da Polpa, 10ª edição, o tratamento para uma fratura radicular horizontal, em terço médio ou apical, consiste de uma contenção semirrígida aos dentes adjacentes por duas a quatro semanas, após reposicionamento dos segmentos.

II. A necrose pulpar sempre ocorre após uma lesão de avulsão em dentes com ápices completamente formados. O tecido necrótico é suscetível à contaminação bacteriana. A infecção do canal é responsável pela instalação da reabsorção por substituição que ocorre na superfície externa da raiz.

III. Os antibióticos sistêmicos administrados no momento do reimplante e antes do tratamento endodôntico de dentes com ápices completamente formados não são eficazes na prevenção da invasão bacteriana à polpa necrosada.

IV. A doxiciclina é o antibiótico de escolha em casos de reimplantes, em pacientes não alérgicos à tetraciclina, segundo Stephen Cohen, em seu livro Caminhos da Polpa, 10ª edição.

Estão corretas apenas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis