Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. A prescrição de benzodiazepínicos está indicada, principalmente os de longa duração, a exemplo do diazepam.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. Recomenda-se o uso de anti-inflamatórios não esteroidais por 15 dias, pois apresentam eficácia e segurança de uso.

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Há indicação da utilização de amoxicilina durante sete dias.

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tempo de duração prescrito para o ibuprofeno foi adequado.

Ao extrair o dente 38 incluso de um paciente de 38 anos de idade, utilizando técnicas de osteotomia e odontossecção, o cirurgião-dentista prescreveu 400 mg de ibuprofeno a cada oito horas, durante cinco dias. No prontuário médico, constavam problemas de saúde, como história de enxaquecas frequentes e úlcera péptica anterior, que fora tratada. Após as primeiras administrações, no segundo dia de uso, o paciente passou a se queixar de pirose e epigastralgia. Também referiu não haver adequado controle analgésico com o ibuprofeno. Na sessão de remoção de sutura, no sétimo dia, o paciente relatou ainda sentir muita dor. Foi constatado que alguns dos pontos não estavam presentes, e o alvéolo estava vazio (sem o coágulo sanguíneo), a gengiva adjacente estava vermelha e inflamada, não havia evidências de supuração. Quanto a esse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O aumento da dose de ibuprofeno para 600 mg e a diminuição do intervalo entre as administrações para seis horas é recomendado, com o intuito de se alcançar o efeito analgésico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis