Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapêutica e Farmacologia Odontológica

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Profilaxia antibiótica deverá ser prescrita para realização dos procedimentos de raspagem subgengival e exodontia, mas não há necessidade de profilaxia antes da sondagem periodontal e uso de ultrassom supragengival.

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O uso de antifúngicos tópicos, a exemplo da suspensão oral nistatina e do gel de miconazol, é considerado eficaz e seguro. A suspensão de nistatina pode ser deglutida, uma vez que a droga não é absorvida por via oral.

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. O uso do fluconazol por via oral é o tratamento de primeira escolha.

Em exame odontológico de rotina de um paciente de 83 anos de idade, desdentado total há 50 anos e portador de prótese total superior apenas, identificou-se a presença de diversos pontos eritematosos no palato duro, sob a área coberta pela prótese. O paciente referiu que não retira a prótese para dormir, a qual apresenta 25 anos de uso e encontra-se bastante desgastada e trincada. Foi diagnosticada a estomatite protética associada à infecção pelo fungo Candida albicans. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles associado, julgue os itens a seguir. Em função de sintomatologia dolorosa frequentemente associada ao quadro clínico, indica-se a prescrição de paracetamol.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. O uso de ciclobenzaprina para obtenção do relaxamento da musculatura esquelética é eficaz, porém não seguro; portanto, não é indicado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis